Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28448
Tipo: Dissertação
Título: Inovação, pesquisa e desenvolvimento na agroindústria brasileira
Autor(es): Sousa, Wesley Leitão de
Orientador: Lima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales
Coorientador: Rocha, Leonardo Andrade
Palavras-chave: Agroindústria;Eficiência;Fronteiras Parciais;Inovações tecnológicas;Investimentos em P&D.
Data do documento: 2017
Citação: SOUSA, Wesley Leitão de. Inovação, pesquisa e desenvolvimento na agroindústria brasileira. 2017. 50 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: O agronegócio representado pelos subsetores de produção de insumos, agropecuária, distribuição de serviços e agroindústria teve sua evolução nos anos de 1970 mediante investimento em P&D no setor agrícola. No tocante as agroindústrias os fundos setoriais destinados à inovação tecnológica denotam influencias diferenciadas no lucro das firmas. Portanto, o este estudo objetiva analisar o impacto dos investimentos em P&D no desempenho das firmas no setor agrícola brasileiro, na medida em que as empresas se aproximam da fronteira da eficiência. Os dados empregados neste ensejo foram extraídos da plataforma Capital IQ da Standard & Poor’s (S&P) é composta de um painel desbalanceado com 255 agroindústrias dos subsetores agrícola, florestal e de pesca e corresponde ao período de 2012 a 2015. Neste sentido foram estimados os escores de eficiência por uma técnica não paramétrica (FDH ou free disposal hull), sendo estimado um modelo de regressão linear interagindo os diferentes escores com os investimentos de curto e longo prazo. Os resultados apontam que na fronteira final a região Sudeste apresenta a maior proporção de firmas eficientes enquanto, que no quantil 95%, a região Sul exibe a maior proporção de firmas supereficientes. Interagindo os escores de eficiência com os investimentos em P&D observouse que o coeficiente de elasticidade parcial dos investimentos é afetado negativamente. O coeficiente de elasticidade dos investimentos em P&D foi positivo, indicando que aumentos na variável favorecem o lucro nas agroindústrias, sendo que a influência dos investimentos em P&D foi maior nas firmas mais atrasadas (quantil 95%) em relação à fronteira final. Isso sugere que as políticas de incentivo à inovação e ao desenvolvimento tecnológico devem priorizar as agroindústrias mais atrasadas em relação à fronteira ou aos estados em que estão contidas, a fim de minimizar o desenvolvimento assimétrico.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28448
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_dis_wlsousa.pdf496,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.