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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O PROEJA na educação do campo: uma análise curricular da disciplina de Educação Física
Título em inglês: The PROEJA in rural education: a curricular analysis of the discipline of Physical Education
Autor(es): Adona, Sâmmya Faria
Palavras-chave: Educação no Campo;PROEJA;Educação Física;Etnometodologia
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: Adona, S. F. (2017)
Resumo: O presente trabalho teve como objeto de pesquisa a análise da inclusão da disciplina de educação física na matriz curricular do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA – em uma escola da zona rural de Boa Vista - Roraima. Os objetivos da pesquisa foram: conceituar as bases que fundamentam o currículo da educação física escolar na perspectiva da educação do campo e dos alunos do PROEJA; compreender de que maneira a disciplina de educação física pode se tornar significativa para o aluno do PROEJA dentro da realidade do campo; e relatar sobre a aplicabilidade da inclusão da disciplina de educação física no currículo do PROEJA da referida instituição. Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizou-se a etnometodologia como método, por se considerar mais adequada para avaliar uma situação em determinado momento que ocorre em um grupo social; evidenciando quais as influências derivadas de experiências práticas e teóricas. Esse processo metodológico é de natureza qualitativa, constituído por uma pesquisa documental, bibliográfica e de campo, onde foram realizadas entrevistas com gestores da instituição de ensino e a aplicação de questionários com os alunos do PROEJA. Os resultados da pesquisa apresentam especificidades da compreensão dos alunos e gestores em relação à educação física, seus conteúdos e sua prática no âmbito escolar.
Abstract: The present paper had as its research object the analysis of the inclusion of Physical Education in the curricular matrix of the Integration of Professional Educational National Program with the Basic Education for Young and Adults Education Modality (PROEJA) in a school in the rural area of Boa Vista - Roraima. The research goals were: to conceptualize the basis which grounds the school Physical Education curriculum on the rural education and PROEJA's students perception; to comprehend in which way Physical Education may become significant to the PROEJA's student within the rural reality; and to report about the applicability of the inclusion of Physical Education in PROEJA's curriculum of the referred institution. Regarding the methodological procedures, it was used an ethnometodology as a method, for it was regarded as most appropriate to avail the situation which happens in a social group, in a determined moment, evidencing which were the influences derived from theoretical and practical experiences. This methodological procedure is of qualitative nature, constituted by a documentary, bibliographic and field research, in which were applied interviews with principals of the educational institution and questionnaires with PROEJA's students of the institution studied. The theoretical considerations present specificities for the students and principals comprehension of Physical Education, its subjects and practice on school's scope.
Descrição: ADONA, Sâmmya Faria. O PROEJA na educação do campo: uma análise curricular da disciplina de Educação Física. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 17, p. 13-26, jan./jul. 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28580
ISSN: 1983-5000 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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