Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2859
Título: A ação do coordenador de curso de graduação tecnológica em IES privada em um ambiente de gestão estratégica
Título em inglês: The action of the coordinator of undergraduate technology in private HEIs in an environment of strategic management
Autor(es): GONDIM, Terezinha de Jesus Peres
Orientador(es): RODRIGUES, Maxweel Veras
Palavras-chave: BSC
Balanced Scorecard
Academic coordinator
IES
BSC
Balanced Scorecard
Coordenador acadêmico
Planejamento Estratégico
Eficiência Organizacional
Administração Estratégica
Data do documento: 2010
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: GONDIM, T. J. P. ; RODRIGUES, M. V. (2010)
Resumo: A presente pesquisa visou analisar as ações do coordenador acadêmico de curso de graduação em uma IES privada, sob as dimensões política, acadêmica, institucional e gerencial. Para analisar suas ações foi necessário compreender os modelos organizacionais em paralelo ao surgimento das IES no Brasil. A partir do entendimento de sua práxis, foi desenvolvido um método de gerenciamento estratégico que se fundamenta nos estudos de Kaplan e Norton (1997). Diante da abordagem dos autores, optou–se pelo Balanced Scorecard – BSC, visto que é um instrumento que corresponde a um sistema de avaliação de desempenho organizacional, pois busca o equilíbrio de quatro perspectivas, no caso da pesquisa em questão, a perspectiva do cliente, dos processos internos, o aprendizado e o crescimento e por fim, os processos acadêmicos. De acordo com o exposto, foi definido o método proposto do estudo, dividido em 9 (nove) etapas: definir a unidade organizacional; elaborar a missão, visão, valores e estratégias do setor; identificar as dimensões; análise do cenário- SWOT que busca identificar os pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades da instituição; definir as perspectivas; estabelecer objetivos, metas e indicadores, mapa estratégico; relação de causa-e efeito e definir ações mediante o 5W1H (o que, por que, como, quem, onde e quando). A aplicação do método possibilitou a coleta de dados, a definição de indicadores que influenciam nas ações do coordenador acadêmico de curso de graduação, e o desenvolvimento de uma proposta de BSC setorial para o setor da coordenação de curso na IES. Essa proposta visa possibilitar que as ações do coordenador de curso de graduação possam ser desenvolvidas para que tenham resultados positivos na instituição que está atuando, mediante a análise, o controle e a execução de uma gestão estratégica eficiente, eficaz e efetiva.
Descrição: GONDIM, Terezinha de Jesus Peres. A ação do coordenador de curso de graduação tecnológica em IES privada em um ambiente de gestão estratégica. 2010. 145 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza-CE, 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2859
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_dis_TJPGondim.pdf3,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.