Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28706
Tipo: TCC
Título: Análise comparativa do levantamento de quantitativos entre o método manual e a plataforma BIM
Título em inglês: Comparative analysis of the quantitative survey between the manual method and the BIM platform
Autor(es): Marinho, Renan Caminha
Orientador: Bertini, Alexandre Araújo
Palavras-chave: Orçamento;Levantamento de quantitativos;BIM;CAD
Data do documento: 2017
Citação: MARINHO, Renan Caminha. Análise comparativa do levantamento de quantitativos entre o método manual e a plataforma BIM. 2017. 97f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: O levantamento de quantitativos é uma etapa muito importante para a área da construção civil, pois a partir dele são definidos o escopo do projeto e a listagem dos itens relacionados a execução da obra, além do orçamento do empreendimento. A precisão desta etapa pode ser um diferencial para a tomada de decisão de um cliente ou de uma construtora, pois é uma base para o estudo de viabilidade. Atualmente, o levantamento de quantitativos é realizado, em sua grande maioria, por métodos manuais com o auxílio de ferramentas CAD, entretanto, esse processo pode apresentar falhas e imprecisões devido a erros que se propagam por todo o levantamento. Com isso, a tecnologia do Building Information Modeling (BIM), através da sua modelagem em 3D, atualização automática do projeto e identificação de erros e interferências, é capaz de quantificar os materiais e serviços de um projeto de forma mais precisa. Então, o presente projeto tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre os dois métodos. Para isso, foram selecionados, interpretados e analisados dois projetos diferentes para os estudos de caso, sendo uma casa e um prédio, aplicando os dois tipos de levantamentos de quantitativos, o manual com o auxílio de uma ferramenta CAD e o automático com a plataforma BIM, utilizando o Revit, para as etapas de fundação, estrutura, alvenaria e acabamentos em geral, que juntas ultrapassam o valor de 50% do total de uma obra. Buscou-se quantificar e identificar quais são os motivos e os impactos da diferença entre os dois métodos, apontando qual é o mais rápido e preciso para o levantamento de quantitativos e, consequentemente, para o orçamento de uma obra. Assim, encontrou-se variações percentuais de aproximadamente 7% para menos utilizando o BIM, tendo os principais pontos de divergências as alvenarias e acabamentos.
Abstract: The quantitative survey is a very important step for the civil construction area, because it defines the scope of the project and the listing of the items related to the execution of the work, as well as the budget of the project. The precision of this stage can be a differential for the decision making by a client or a construction company, as it is a basis for the feasibility study. Currently, quantitative surveys are performed mostly by manual methods with the help of CAD tools, however, this process may present flaws and inaccuracies due to errors that propagate throughout the survey. Therewith, Building Information Modeling (BIM) technology, through its 3D modeling, automatic project update and error and interference identification, is able to quantify the materials and services of a project more accurately. So, the present project aims to perform a comparative analysis between the two methods. For this purpose, two different projects were selected, interpreted and analyzed for the case studies, one of them being the design of a house and the other of a building, applying the two types of quantitative survey, the manual with the aid of a CAD tool and the automatic with the platform BIM, which together have a value that exceeds 50% of the total of a work. It was sought to identify how much is and what are the reasons and the impacts of the difference between the two methods, pointing out the fastest and most accurate for the quantitative survey and, consequently, for the budget of a work. Thus, percentage variations of approximately 7% were found using BIM, with the main points of divergence in masonry and finishes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28706
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_rcmarinho.pdf8,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.