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Título: Análise da integração do sistema viário às redes subterrâneas de infraestrutura urbana para cidades médias
Autor(es): Silva, Márcia Yara de Oliveira
Orientador(es): Silva, Carlos Augusto Uchôa da
Coorientador(es): Nobre Júnior, Ernesto Ferreira
Palavras-chave: Transportes
Integração
Sistema viário
Sistema de informação geográfica
Medium cities
Geographic information system
Urban infrastructure
Data do documento: 22-Dez-2017
Citação: SILVA, M. Y. O. Análise da integração do sistema viário às redes subterrâneas de infraestrutura urbana para cidades médias. 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)–Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: No Censo Demográfico realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil apresentava mais de 84% da população residindo na área urbana. O supracitado instituto divulgou em 1º julho de 2017 que a população estimada é de 207.660.920 habitantes, isto é, um acréscimo de 8,86% em sete anos. Isto implica em que as cidades precisam oferecer serviços coletivos, entre eles, a infraestrutura urbana através da rede viária, drenagem pluvial, água potável e esgotamento sanitário. Neste contexto, o objetivo da pesquisa é analisar a integração entre o sistema viário urbano e as redes subterrâneas de infraestrutura, para cidades de médio porte, a fim de auxiliar o processo de tomada de decisão acerca de quais são as intervenções e do momento adequado de suas execuções em todas as redes. Para isso, aplicou-se uma metodologia de prospecção de diferentes formas, métodos e procedimentos adotados numa cidade média pelas concessionárias e atores público e privados que atuam nessas redes, elegendo a cidade de Mossoró/RN, como representante da cidade média. Realizou-se, através de entrevistas nas principais organizações gestoras de infraestrutura e, analisou-se ainda os dados e informações contidas na Pesquisa do Perfil dos Municípios - Munic 2015, Índice de Bem-Estar Urbano Municipal e Plano Diretor. Como resultados, obteve-se a caracterização da área de estudos acerca da forma como as diferentes redes atuam na cidade, assim como a descrição e especificação dos atributos necessários à criação do banco de dados para posterior implementação em Sistema de Informação Geográfica que possibilite o gerenciamento integrado das redes existentes.
Abstract: In the Demographic Census conducted in 2010 by the Brazilian Institute of Geography and Statistics, Brazil had more than 84% of the population residing in the urban area. The aforementioned institute disclosed on July 1, 2017 that the estimated population is 207,660,920 inhabitants, that is, an increase of 8.86% in seven years. This implies that cities need to offer collective services, including urban infrastructure through road network, storm drainage, drinking water and sewage. In this context, the objective of the research is to analyze the integration between the urban road system and the underground infrastructure networks for medium-sized cities, in order to assist the decision-making process about what the interventions are and the timing of executions on all networks. For this, a methodology was applied to prospect of different forms, methods and procedures adopted in a middle city by the concessionaires and public and private actors that work in these networks, choosing the city of Mossoró / RN, as representative of the average city. The data and information contained in the Municipal Profile Survey - Munic 2015, Municipal Urban Welfare Index and Master Plan were also analyzed through interviews with the main infrastructure management organizations. As results, the study area was characterized as to how the different networks operate in the city, as well as the description and specification of the attributes required to create the database for later implementation in Geographic Information System that allows the management existing networks.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28737
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