Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2882
Tipo: Dissertação
Título: Novo desenho da gestão do sistema de educação a distância
Título em inglês: New Design of the Management of Distance Education Systems
Autor(es): Duarte, Eliane Cordeiro de Vasconcelos Garcia
Orientador: Polak, Ymiracy Nascimento de Souza
Palavras-chave: Educação a Distância;Gestão de Sistema de EAD;Desenho da EAD;Novo Desenho da Gestão de Sistemas em EAD;Distance Education;Administration of de Systems;Design of DE;New Design of DE Systems Management;Educação - Efeito das inovações tecnológicas;Tecnologia de ponta e educação;Educação a Distância - organização & administração
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: http://www.teses.ufc.br
Citação: DUARTE, Eliane Cordeiro de Vasconcellos Garcia. Novo desenho da gestão do sistema de educação a distância. 2007. 120f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Londrina-PR, 2007.
Resumo: A gestão do sistema de Educação a Distância necessita de subsídios que possibilitem o seu redesenho, em virtude do novo incorporado à velha prática da administração. Baseado nesta premissa foi desenvolvido um estudo quanti/qualitativo, exploratório e descritivo que teve como objetivo apresentar um redesenho da gestão dos sistemas de educação a distância. Para tanto, foi elaborado um questionário com perguntas abertas e fechadas, que após prétestagem, foi aplicado junto aos gestores de nove Instituições de Ensino Superior credenciadas e com longa experiência em EAD, do sul do País. A aplicação do instrumento foi feita via internet. Os resultados obtidos permitiram verificar que os gestores possuem conhecimento em EAD, mas não específico em gestão; que as atividades desenvolvidas com freqüência são planejamento, controle, supervisão e provisão de toda infra-estrutura necessária à implantação e implementação dos cursos. No referente à percepção sobre seu papel de gestor, eles destacaram que se percebem como provedores de insumos necessários à execução dos processos. Destacaram também que vêem a legislação como algo necessário à normatização da EAD. No referente aos avanços eles indicaram: a maior adoção do planejamento por parte dos docentes; a familiarização com o uso das mídias; a parceria e o trabalho em grupo. No concernente aos retrocessos indicaram: a resistência docente a pouca credibilidade em EAD; a exigência de direção no retorno financeiro imediato; a precariedade da internet e o alto turnover. Os resultados encontrados não destoam da literatura, contudo, a falta de preparo dos gestores para o exercício da gestão deve ser considerado pelas Instituições, pois isso pode ser um dos fatores que estejam dificultando a consolidação da EAD no País e o ir e vir das políticas governamentais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2882
Aparece nas coleções:PGTICEAD - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_Dis_ECVGDUARTE.pdf634,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.