Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2882
Título: Novo desenho da gestão do sistema de educação a distância
Título em inglês: New Design of the Management of Distance Education Systems
Autor(es): DUARTE, Eliane Cordeiro de Vasconcelos Garcia
Orientador(es): POLAK, Ymiracy Nascimento de Souza
Palavras-chave: EDUCACAO
Educação a Distância
Gestão de Sistema de EAD
Desenho da EAD
Novo Desenho da Gestão de Sistemas em EAD
Distance Education
Administration of de Systems
Design of DE
New Design of DE Systems Management
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Tecnologia de ponta e educação
Educação a Distância - organização & administração
Data do documento: 2007
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: DUARTE, E. C. V. G.; POLAK, Y. N. S.(2007)
Resumo: A gestão do sistema de Educação a Distância necessita de subsídios que possibilitem o seu redesenho, em virtude do novo incorporado à velha prática da administração. Baseado nesta premissa foi desenvolvido um estudo quanti/qualitativo, exploratório e descritivo que teve como objetivo apresentar um redesenho da gestão dos sistemas de educação a distância. Para tanto, foi elaborado um questionário com perguntas abertas e fechadas, que após prétestagem, foi aplicado junto aos gestores de nove Instituições de Ensino Superior credenciadas e com longa experiência em EAD, do sul do País. A aplicação do instrumento foi feita via internet. Os resultados obtidos permitiram verificar que os gestores possuem conhecimento em EAD, mas não específico em gestão; que as atividades desenvolvidas com freqüência são planejamento, controle, supervisão e provisão de toda infra-estrutura necessária à implantação e implementação dos cursos. No referente à percepção sobre seu papel de gestor, eles destacaram que se percebem como provedores de insumos necessários à execução dos processos. Destacaram também que vêem a legislação como algo necessário à normatização da EAD. No referente aos avanços eles indicaram: a maior adoção do planejamento por parte dos docentes; a familiarização com o uso das mídias; a parceria e o trabalho em grupo. No concernente aos retrocessos indicaram: a resistência docente a pouca credibilidade em EAD; a exigência de direção no retorno financeiro imediato; a precariedade da internet e o alto turnover. Os resultados encontrados não destoam da literatura, contudo, a falta de preparo dos gestores para o exercício da gestão deve ser considerado pelas Instituições, pois isso pode ser um dos fatores que estejam dificultando a consolidação da EAD no País e o ir e vir das políticas governamentais.
Descrição: DUARTE, Eliane Cordeiro de Vasconcellos Garcia. Novo desenho da gestão do sistema de educação a distância. 2007. 120f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Londrina-PR, 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2882
Aparece nas coleções:PGTICEAD - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_Dis_ECVGDUARTE.pdf634,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.