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dc.contributor.advisorFarias Filho, José Almir-
dc.contributor.authorSimões, Vanessa Pimenta Rodrigues-
dc.date.accessioned2018-01-05T19:01:58Z-
dc.date.available2018-01-05T19:01:58Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSIMÕES, Vanessa Pimenta Rodrigues. Política Pública de Comunicação e Divulgação Científica: avaliação do emprego do portal de periódicos da CAPES pelos docentes da Universidade Federal do Ceará. 2017. 133f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28890-
dc.description.abstractThis paper deals with the evaluation of public policies in the communication and scientific dissemination areas. Its goal is to examine the use and scope of the Periodical Portal available through CAPES-MEC within the scope of the Federal University of Ceará (UFC), in an investigation that focuses specifically on the postgraduate professor. In Brazil, the access to and dissemination of scientific production has become an important public policy instrument of the Federal Government and within this line of action, the CAPES Periodicals Portal gains strong prominence. Created at the end of the year 2000, the Periodicals Portal came to serve institutions throughout the whole country. It did not have access to national and foreign scientific production, by means of a database and reference documents in all areas of knowledge. In the context of the research, of a descriptive and quali-quantitative approach, the CAPES Periodicals Portal was evaluated according to the methodology of analysis developed by the Information Literacy Competency Standards for Higher Education of the Association of College and Research Libraries (ACRL), attempting to stablish a relation from proposal goals and the effective use of this tool. The research universe, with the use of online questionaries and semistructured interviews, has covered 1310 teachers from UFC pos-graduate courses, approaching all academic fields in three campi located on Fortaleza city. The results exposed in both data collecting tools (through 117 answers from questionaries and 10 interview answers) presented consensus regarding the access and use of the tool. Nevertheless, the conclusion indicates the need for corrections regarding the simplification of the Portal interface for a better interactivity and attractiveness in the exploitation by beneficiaries, as well as actions such as continuingpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas – avaliaçãopt_BR
dc.subjectPortal de Periódicos da Capespt_BR
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.subjectPeriódicos eletrônicospt_BR
dc.subjectPublic Policies - evaluationpt_BR
dc.subjectCAPES Periodicals Portalpt_BR
dc.subjectInformation competencept_BR
dc.subjectElectronic-journalspt_BR
dc.titlePolítica Pública de Comunicação e Divulgação Científica: avaliação do emprego do portal de periódicos da CAPES pelos docentes da Universidade Federal do Ceará.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho versa sobre a avaliação de políticas públicas no campo da comunicação e divulgação científica. Seu objetivo é examinar a utilização e alcance do Portal de Periódicos da CAPES no âmbito da Universidade Federal do Ceará (UFC), em uma investigação que enfoca especificamente os docentes dos cursos de pós-graduação. No Brasil, o acesso e a divulgação da produção científica tornaram-se um importante instrumento de política pública do Governo Federal, e dentro desta linha de ação, o Portal de Periódicos da CAPES ganha forte destaque. Criado no final do ano de 2000, o Portal de Periódicos veio atender às instituições de todo o País que não tinham acesso à produção científica nacional e estrangeira, por meio de uma base de dados e documentos referenciais em todas as áreas do conhecimento. No contexto desta investigação, de natureza descritiva e de abordagem quali-quantitativa, avalia-se, o Portal de Periódicos da CAPES segundo a metodologia de análise desenvolvida pela Information Literacy Competency Standards for Higher Education da Association of College and Research Libraries (ACRL), procurando estabelecer uma relação dos objetivos propostos e a efetiva utilização desta ferramenta. O universo da pesquisa, com o uso de questionário online e entrevista semiestruturada, abrangeu 1.310 docentes dos cursos de pós-graduação da UFC, contemplando todos os centros acadêmicos nos três campi situados na cidade de Fortaleza. Os resultados apresentados nos dois instrumentos de coleta de dados (através das 117 respostas dos questionários e das 10 respostas das entrevistas) mostraram consenso quanto ao acesso e uso da ferramenta. A conclusão, que foi possível alcançar, indica a necessidade de correções quanto à simplificação da interface do Portal para uma melhor interatividade e atratividade na exploração pelos beneficiários, além de ações como a educação continuada e a divulgação sistemática no âmbito da Biblioteca Universitária.pt_BR
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

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