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Title in Portuguese: O Papel do gerente nos programas de relacionamento: um estudo de caso múltiplo em três instituições bancárias
Author: Pinheiro Neto, Miguel
Advisor(s): Marques, Érico Veras
Keywords: Bancos
Marketing de relacionamento
Marketing
Gerência
Issue Date: 2015
Citation: PINHEIRO NETO, Miguel. O Papel do gerente nos programas de relacionamento: um estudo de caso múltiplo em três instituições bancárias. -Dissertação ( Mestrado)- Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Ema Administração e Controladoria, Fortaleza(CE) 2015.
Abstract in Portuguese: Este trabalho parte da percepção de importância do relacionamento nas estratégias de atuação do marketing para as empresas de forma geral e para o segmento bancário, em especial. Apresenta uma discussão a respeito dos conflitos existentes entre o programa de relacionamento com clientes proposto por bancos comerciais da cidade de Fortaleza e o nível de aderência desses programas por parte dos gerentes de relacionamentos. Traz como objetivo geral analisar se a atuação do gerente de relacionamento é aderente ao programa de relacionamento com clientes desenvolvido por instituições bancárias da cidade de Fortaleza. Através de uma pesquisa qualitativa e quantitativa buscou identificar e explicar essa aderência, ou não, dos gerentes aos programas de relacionamento propostos pelos bancos. Os resultados encontrados comprovam os pressupostos levantados pela pesquisa que existem conflitos entre a atuação do gerente de relacionamento e as determinações dos programas de relacionamento dos bancos em análise.
Abstract: This search of the perceived importance of the relationship in the marketing strategies of action for companies in general and the banking sector in particular. Presents a discussion of the conflicts between the customer relationship programs proposed by commercial banks in Fortaleza and the level of adherence of these programs by the relationship managers. Has as main objective to analyze the relationship manager's role is adherent to the relationship program with clients developed by banks in Fortaleza. Through a qualitative and quantitative research will seek to identify and explain this adherence, or not, of the managers to relationship programs offered by banks. The results confirm the assumptions raised by research that there are conflicts between the role of the relationship manager and the determinations of the banks' relationship programs under review.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28909
metadata.dc.type: Dissertação
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