Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2893
Título: Avaliação da Efetividade do Curso de Formação de Professores da Universidade Católica de Brasília Virtual
Título em inglês: Evaluation of the Effectiveness of the Course of Formation of Professors of the Universidade Católica de Brasília Virtual
Autor(es): ALVES, Francisco Marciel Lima
Orientador(es): MORAES, Raquel de Almeida
Palavras-chave: Educação a Distância
Formação
Qualidade
Avaliação
Distance Learning,
Formation
Quality
Evaluation
Educação Continuada
Formação Continuada do Professor
Avaliação da Educação
Avaliação da Qualidade da Educação
Programa Formação de Professores em Exercício
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Realidade virtual na educação
Data do documento: 2007
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: ALVES, F. M. L. ; MORAES, R. A. (2007)
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da pesquisa realizada para avaliar a qualidade pedagógica de um curso superior de formação de professores a distância. O curso escolhido foi o Programa de Formação de Professores da Universidade Católica de Brasília Virtual. A pesquisa partiu de um estudo de caso onde se realizou a busca de dados através da análise documental do curso: projeto, documentos e da aplicação de questionários a alunos matriculados. Essa tarefa foi motivada a partir da constatação de que o ensino presencial no Brasil dificilmente dará conta de suprir a carência de profissionais habilitados em nível superior, para atuar na educação básica. A pesquisa procedeu a um processo de análise do curso com o intuito de, com base na percepção dos alunos, constatar se há, num curso oferecido a distância, a qualidade necessária para a formação de professores para a educação básica. Ao final da pesquisa pôdese perceber que os alunos estão satisfeitos com a formação profissional proporcionada pelo curso. Esta satisfação, a nosso ver, se constitui na presença da categoria qualidade, no curso. Parece-nos precoce, entretanto, julgar que alcançamos a democratização do acesso à educação bem como a solução dos problemas pelos quais passa o sistema de ensino brasileiro, mesmo por meio da educação a distância, considerando que grande parte da população ainda não tem acesso ao computador e, conseqüentemente, à internet. Porém, esse fato não desmerece a EAD como uma importante alternativa para o desenvolvimento de modelos de cursos a distância para a formação, com qualidade, dos profissionais da educação, haja vista o sucesso de iniciativas e projetos nessa área no Brasil.
Descrição: ALVES, Francisco Maciel Lima. Avaliação da efetividade do Curso de Formação de Professores da Universidade Católica de Brasília Virtual. 2007. 75f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Londrina-PR, 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2893
Aparece nas coleções:PGTICEAD - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_Dis_FMLAlves.pdf656,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.