Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29183
Title in Portuguese: Dificuldades na leitura: um estudo com as detentas educandas do I Segmento da Educação de Jovens e Adultos no Instituto Penal Feminino Des.ª Auri Moura Costa em Aquiraz-CE
Author: Coutinho, Fabiene Alves
Advisor(s): Moreira, Rejane Mary
Keywords: EJA
Dificuldade na aprendizagem
Educação
Issue Date: 2012
Citation: Coutinho, F. A.; Moreira, R. M. (2012)
Abstract in Portuguese: O tema da presente monografia foi: "Dificuldades na leitura: um estudo com as detentas do I segmento da educação de jovens e adultos no Instituto Penal Feminino Desª Auri Moura Costa em Aquiraz/ Ce. Teve como objetivo geral foi: Identificar as dificuldades no processo de aprendizagem da leitura pelas educandas do I segmento da Educação de Jovens e Adultos no Instituto Penal Feminino Des.ª Auri Moura Costa e como problema de pesquisa: Quais as dificuldades encontradas pelas educandas da Educação de Jovens e Adultos do I segmento do Instituto Penal Feminino Des.ª Auri Moura Costa no processo de aprendizagem da leitura? Somente através da educação ainda que tardia que o ser humano pode conseguir transformações significativas em sua vida social e profissional. A Educação de Jovens e Adultos tem sua realidade, onde cada educando tem sua carga de conhecimento e suas experiências de vida adquiridas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Nos procedimentos foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e foram realizadas durante as aulas ministradas no interior da unidade prisional. As categorias encontradas na pesquisa foram: abandono dos estudos, dificuldades na leitura, importância da leitura e continuidade dos estudos quando estiver em liberdade. Conclui-se que embora muitas das educandas entrevistadas tenham consciência da necessidade dos estudos, algumas estão frequentando as aulas pela remição da pena ou até mesmo para o tempo passar mais rápido no cárcere.
Description: COUTINHO, Fabiene Alves. Dificuldades na leitura: um estudo com as detentas educandas do I Segmento da Educação de Jovens e Adultos no Instituto Penal Feminino Des.ª Auri Moura Costa em Aquiraz-CE. 2012. 51f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29183
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EEJAPSP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_facoutinho.pdf707,48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.