Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2921
Título: A Literatura de Hilda Hilst na perspectiva de Maurice Blanchot
Título em inglês: La littérature de Hilda Hilst par Maurice Blanchot
Autor(es): Pimentel, Davi Andrade
Orientador(es): Bylaardt, Cid Ottoni
Palavras-chave: Literatura Brasileira
Hilda Hilst
Maurice Blanchot
Escrita
Morte
Impossibilidade
Hilst,Hilda,1930-2004 - Crítica e Interpretação
Blanchot,Maurice,1907-2003 - Crítica e Interpretação
Análise do Discurso Literário
Espaço e Tempo na Literatura
Morte na Literatura
Hilda Hilst
Maurice Blanchot
Écrit
Mort
Impossibilité
Data do documento: 2009
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: PIMENTEL, D. A.; BYLAARDT, C. O. (2009)
Resumo: Esta dissertação analisa os processos da escrita literária de oito obras em prosa da escritora Hilda Hilst – A obscena senhora D; Kadosh; Rútilos; Fluxo-Floema; Tu não te moves de ti; O caderno rosa de Lori Lamby; Com os meus olhos de cão e Estar Sendo. Ter Sido – a partir do pensamento do filósofo-teórico Maurice Blanchot sobre literatura, como, por exemplo: a fragmentação do discurso, a instabilidade da narrativa, a errância dos personagens, a não-verdade e o não-poder, decorrentes da impossibilidade da morte no texto literário. A ideia de literatura presente nesta dissertação refere-se à ideia de literatura como autossuficiente, uma literatura que se basta, que não precisa da relação mundo real – literatura – mundo real para existir. Desse modo, não fazemos nenhuma relação das obras hilstianas com a contemporaneidade em que foram publicadas, nem com a contemporaneidade atual desta dissertação. Ao abdicarmos do mundo prático em favor do mundo literário, pretendemos observar a arquitetura de escombros da linguagem hilstiana sem as implicações de fatores extraliterários, o que nos proporciona uma investigação mais depurada do texto literário.
Descrição: PIMENTEL, Davi Andrade. A Literatura de Hilda Hilst na perspectiva de Maurice Blanchot. 2009. 322 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2921
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_DIS_DAPIMENTEL.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.