Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29274
Title in Portuguese: Os edificios de apartamentos em Fortaleza (1935-1986): dos conceitos universais aos exemplos singulares
Author: Cavalcante, Márcia Gadelha
Advisor(s): Guerra Neto, Abílio da Silva
Keywords: Edificio de apartamentos - Fortaleza
Edificio multifamiliar - Fortaleza
Edificio residencial - Fortaleza
Projeto de arquitetura - Fortaleza
Issue Date: 2015
Citation: CAVALCANTE, M.G. (2015)
Abstract in Portuguese: A pesquisa estuda o edifício de apartamentos na cidade de Fortaleza, no período de 1935, sua gênese, a 1986, início da consolidação da verticalização. Cientes de que o objeto arquitetônico se vincula a fatores culturais, sociais, econômicos e climáticos do lugar, e de que a formação do arquiteto tem um papel relevante na interpretação desses determinantes, a pesquisa focou na análise destes fatores e das obras edi cadas. A relevância desta tese se sustenta na importância do edifício de apartamentos no espaço urbano de Fortaleza na contemporaneidade, especialmente na área leste da cidade onde, em alguns bairros, representa quase 90% das moradias, e com forte tendência à expansão. Parte-se do pressuposto de que o estudo das transformações dos edifícios – no tempo e no espaço – é de fundamental importância para gerar um embasamento crítico de modo a contribuir para a práxis arquitetônica. Veri ca-se a ocorrência de quatro períodos distintos no espaço de tempo estudado: os antecedentes, período longo e com poucos exemplares; o moderno, que teve início com a atuação dos arquitetos pioneiros; o da predominância dos edifícios sobre pilotis em linguagem brutalista; e o da consolidação das torres isoladas e início do pós-modernismo. Identi ca-se, em cada período analisado, os fatores transformadores da arquitetura, seus conceitos universais e as especi cidades locais. Conclui-se que, na cidade de Fortaleza, no período estudado, a formação do arquiteto foi de especial importância nas intermediações com os agentes locais e nas transformações do edifício de apartamentos.
Description: CAVALCANTE, M. G. Os Edifícios de Apartamentos em Fortaleza (1935-1986): dos conceitos universais aos exemplos singulares. 2015. 2v. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29274
Appears in Collections:DAU - Teses defendidas em outras instituições

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_tese_mgcavalcante.pdf249,41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.