Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2937
Título: Centro Educacional para Alunos Especiais à Distância - CEAED
Título em inglês: Educational Center for Students Special at a Distance Distance Educational - CEAED
Autor(es): MOTA, Luigi Silva
Orientador(es): PEQUENO, Mauro Cavalcante
Palavras-chave: Educação a Distancia
Inclusão Social
Distance Education
Social Inclusion
Educação das Pessoas com Deficiência
Educação Inclusiva
Educação a Distância
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Data do documento: 2007
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: MOTA, L. S. ; PEQUENO, M. C. (2007)
Resumo: A Educação a Distância (EAD) amplia o alcance da modalidade de ensino presencial, já que fornece aos indivíduos, independentemente do local onde moram ou tempo disponível, a oportunidade de iniciar ou complementar seus estudos. Em virtude da facilidade de acesso, disponibilidade e recursos de interação existentes, a Internet vem surgindo como mídia altamente promissora para a aplicação da EAD. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é projetar uma ferramenta que dê suporte à educação a distância via Internet, para portadores de Paralisia Cerebral do tipo Atáxica e ou Atetóide, que atue não como substituto do professor, mas como um instrumento de apoio auxiliando-o no processo de transmissão de conhecimento e fornecendo mecanismos para que o mesmo possa acompanhar a aprendizagem dos alunos e a eficiência das estratégias didáticas aplicadas de forma a incluir socialmente estes alunos que por barreiras arquitetônicas e ou sensórias sofram limitações de acesso à educação convencional. Sendo assim, o CEAED em contraposição a possibilidade de massificação do ensino, às vezes sugerida por instituições em relação à Educação a Distância, proporcionará um ambiente comprometido com o processo pedagógico, onde o professor assume o papel de orientador e incentivador, planejando e acompanhando, para assim promover a melhoria contínua da estratégia didática a ser utilizada e conseqüentemente maior qualidade na aprendizagem, enquanto exige-se do aluno um comportamento mais ativo, autodidata e participativo, atribuindo-lhe responsabilidades sobre o decurso de sua aprendizagem.
Abstract: A Educação a Distância (EAD) amplia o alcance da modalidade de ensino presencial, já que fornece aos indivíduos, independentemente do local onde moram ou tempo disponível, a oportunidade de iniciar ou complementar seus estudos. Em virtude da facilidade de acesso, disponibilidade e recursos de interação existentes, a Internet vem surgindo como mídia altamente promissora para a aplicação da EAD. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é projetar uma ferramenta que dê suporte à educação a distância via Internet, para portadores de Paralisia Cerebral do tipo Atáxica e ou Atetóide, que atue não como substituto do professor, mas como um instrumento de apoio auxiliando-o no processo de transmissão de conhecimento e fornecendo mecanismos para que o mesmo possa acompanhar a aprendizagem dos alunos e a eficiência das estratégias didáticas aplicadas de forma a incluir socialmente estes alunos que por barreiras arquitetônicas e ou sensórias sofram limitações de acesso à educação convencional. Sendo assim, o CEAED em contraposição a possibilidade de massificação do ensino, às vezes sugerida por instituições em relação à Educação a Distância, proporcionará um ambiente comprometido com o processo pedagógico, onde o professor assume o papel de orientador e incentivador, planejando e acompanhando, para assim promover a melhoria contínua da estratégia didática a ser utilizada e conseqüentemente maior qualidade na aprendizagem, enquanto exige-se do aluno um comportamento mais ativo, autodidata e participativo, atribuindo-lhe responsabilidades sobre o decurso de sua aprendizagem.
Descrição: MOTA, Luigi Silva. Centro Educacional para Alunos Especiais à Distância - CEAED. 2007. 149f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Brasília, 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2937
Aparece nas coleções:PGTICEAD - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_Dis_LSMOTA.pdf4,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.