Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2972
Title in Portuguese: Proposta de Capacitação Docente para Atuação em EAD: um Estudo de Caso
Title: Proposal of teaching qualification for performance in EAD: a case study
Author: ARAÚJO, Sandra Maria
Advisor(s): POLAK, Ymiracy Nascimento Souza
Keywords: Educação a Distância
Formação Docente
Gestão
Educação Continuada
Long-Distance Education
Teaching Formation
Management
Continued Education
Formação Continuada do Professor
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Tecnologia e Educação
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Issue Date: 2007
Publisher: http://www.teses.ufc.br
Citation: ARAÚJO, S. M. ; POLAK, Y. N. S. (2007)
Abstract in Portuguese: As Tecnologias da Informação e Comunicação trazem para o mundo do ensino novas exigências e novas diretrizes que se tornam mais expressivas na Educação à Distância. Essas exigências traduzem a complexidade desta modalidade educativa presente na esfera administrativa e pedagógica, e justificam a preocupação dos gestores em investirem na qualificação de seu quadro de pessoal, tendo em vista a assegurar o trabalho com mais qualidade e compromisso social. As novas diretrizes e exigências tornam imperativo que sejam discutidas novas questões pedagógicas e os novos desafios que se colocam em relação à formação do professor. Considerando a problemática, foi realizado um estudo quanti/qualitativo visando detectar os receios, as dificuldades e as expectativas dos docentes de uma determinada instituição de ensino superior em relação a implantação da Educação à Distância, com vistas a apresentação de uma proposta de capacitação pedagógica dos docentes. Para tanto, foi realizada uma entrevista semi estruturada que foi aplicada junto aos atores da pesquisa. Os resultados do estudo possibilitaram o delineamento de uma proposta a qual acredita-se que possibilitará uma melhor inserção da cultura em EAD, bem como facilitará a elaboração e implementação de projetos, mediados pelas tecnologias na instituição em tela.
Abstract: The Information and Communication Technologies bring new requirements and new guidelines for the world of education that become more expressive in the Long-Distance Education (EAD). These requirements transfer the complexity of this educative modality existing in the administrative and pedagogical sphere and they justify the concern of the managers in investing in the qualification of its personnel, in view of assuring the work with more quality and social commitment. The new lines of direction and requirements make imperative that new pedagogical questions and the new challenges that people put relating to the formation of the professor are argued. Considering the situation, a qualitative and quantitative study was done to detect the distrusts, the difficulties and the expectations of the professors from a determined college relating to the implantation of the Distance Education with the objective to present a proposal of pedagogical formation of the professors. In this sense, a semistructuralized interview that was applied among the actors of the research was done. The results of the study make possible the delineation of a proposal which you believe it will make possible a better insertion of the culture in EAD, as well as it will facilitate the elaboration and implementation of projects, mediated by the technologies in the searched institution.
Description: ARAÚJO, Sandra Maria. Proposta de capacitação docente para atuação em EAD: um estudo de caso. 2007. 101f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Brasília- DF, 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2972
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PGTICEAD - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_Dis_SMARAUJO.pdf298,8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.