Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2995
Título: Impactos da “Guerra do Paraguai” na Província do Ceará (1865-1870).
Título em inglês: Impacts de la "Guerre du Paraguay" dansle province du Ceará (1865-1870)
Autor(es): Souza, Maria Regina Santos de
Orientador(es): Barbosa, Ivone Cordeiro
Palavras-chave: Conflito, Negociação, relações de poder e mobilização voluntária
Conflit, négociation, rapports de pouvoir et mobilisation volontaire
Ceará - Condições sociais - Séc. XIX
Ceará - Condições econômicas - Séc. XIX
Paraguai, Guerra do,1865-1870
Brasil - Exército - Recrutamento,alistamento,etc. - História - Séc. XIX
Voluntários - Ceará - Séc. XIX
Data do documento: 2007
Citação: Souza, M. R. S.; Barbosa, I. C. (2007)
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar os impactos da “Guerra do Paraguai” no Ceará no âmbito social, levando em consideração suas interferências na estrutura de poder, nas relações sociais e na vida cotidiana da província. Para apresentação das reflexões e do eixo temático proposto, o trabalho foi dividido em três capítulos. No primeiro capítulo, discuto baseada na historiografia e nos jornais da época, como a imprensa cearense criou sentidos tanto para a mobilização, no início da guerra, como para a desmobilização de contingentes depois dos primeiros anos do conflito. No segundo, interpreto como os sentidos mobilizadores foram disseminados no tecido social, propiciando que setores populares da província se dispusessem a partir para a guerra sob o argumento da salvação da Pátria, como também por vislumbrar a possibilidade de obter vantagens, prestígio social e conquistar a liberdade. Fundamentada em evidências encontradas nas correspondências entre a Presidência do Ceará, Secretaria de Polícia e o Governo Central, mostro como o amor à pátria foi se configurando através de distintas práticas orientadas por diversos atores sociais. Por último, no terceiro capítulo, busco perceber como o alistamento militar para guerra desestruturou o mundo do trabalho, ao mesmo tempo em que desorganizou o ambiente familiar. Para tanto, investiguei várias petições enviadas em nome dos parentes dos soldados, destacando-se mães, viúvas, filhas e irmãs, às autoridades imperiais.
Descrição: SOUZA, Maria Regina Santos de. Impactos da Guerra do Paraguai na Província do Ceará (1865-1870). 2007. 174 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História Social, Fortaleza-CE, 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2995
Aparece nas coleções:PPGH - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_dis_mrssouza.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.