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Title in Portuguese: A fidelização de clientes através da comercialização em sites de compra coletiva
Author: Oliveira, Daniel Dantas de
Advisor(s): Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
Keywords: Clientes - Lealdade
Comércio eletrônico
Marketing de relacionamento
Issue Date: 2012
Citation: OLIVEIRA, Daniel Dantas de. A fidelização de clientes através da comercialização em sites de compra coletiva. 2012. 56 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2012.
Abstract in Portuguese: Esta monografia analisa, a luz de teóricos sobre Marketing de Relacionamento, a fidelização ao estabelecimento comercial de clientes que compram através de sites de compra coletiva. Diante da percepção que os clientes estão cada vez mais exigentes e a concorrência cada vez mais acirrada, esse novo sistema de comercialização, a compra coletiva, demonstra evidente ascensão, e assim, surge a necessidade de verificar se as empresas que estão comercializando seus produtos através da compra coletiva vêm aplicando estratégias de Marketing de Relacionamento para fidelização dos seus clientes. Neste trabalho são apresentados os conceitos de qualidade de produtos e serviços, de satisfação dos clientes e de serviços de PósMarketing como sendo elementos chaves de fidelização. Destaca-se, ainda, as diferenças entre o Marketing de Massa e o Marketing de Relacionamento, além de mostrar toda a sistemática de funcionamento da compra coletiva, identificando-se os principais benefícios e riscos de cada sujeito envolvido nesse sistema. Caracteriza-se como pesquisa do tipo descritiva, bibliográfica, com procedimentos técnicos de estudo de caso. O instrumento de coleta de dados foi um questionário (Apêndice A), aplicado a uma amostra de 40 alunos da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Secretariado Executivo, que já tivesse comprado em algum site de compra coletiva. Após a análise dos dados da pesquisa, embora constatemos 20% de casos de insatisfação, concluímos que 80% dos estabelecimentos comerciais, está conseguindo gerar um relativo grau de satisfação nos clientes que consumiram produtos comprados através de sites de compra coletiva. Nela, identificamos que a maior parte dessa satisfação vem da qualidade do atendimento ou do produto ofertados.
Abstract: This monograph examines the light of theories of relationship marketing, loyalty to the shop for customers who purchase through collective buying sites. Given the perception that customers are increasingly demanding and increasingly fierce competition, this new marketing system, the collective purchase, clearly demonstrates the rise, and thus arises the need to check if companies are marketing their products through collective purchase are applying relationship marketing strategies to customer loyalty. This paper presents the concepts of quality products and services, customer satisfaction and service of Post-Marketing as key elements of loyalty. It should be noted, though, the differences between the Mass Marketing and Relationship Marketing, and show all the systematic functioning of collective purchasing, identifying the main benefits and risks of each subject involved in this system. Characterized as descriptive research, literature, technical procedures with a case study. The data collection instrument was a questionnaire (Appendix A), applied to a sample of 40 students of the Faculty of Economics, Business Administration, Actuarial and Executive Secretary, who had already purchased a site of collective buying. After analyzing the survey data, although constatemos 20% of cases of dissatisfaction, we conclude that 80% of commercial premises, is able to generate a relative degree of customer satisfaction in consuming products purchased through collective
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30297
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