Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30519
Title in Portuguese: Avaliação de usabilidade: um estudo da percepção de qualidade no comércio eletrônico brasileiro
Author: Costa, Eduardo Marques
Advisor(s): Marques, Érico Veras
Keywords: Usabilidade
Comércio eletrônico
Avaliação
Issue Date: 2010
Citation: COSTA, Eduardo Marques. Avaliação de usabilidade: um estudo da percepção de qualidade no comércio eletrônico brasileiro. 2010. 203 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2010.
Abstract in Portuguese: Fundamentado nos conceitos de usabilidade como medida de qualidade percebida, este estudo descritivo investiga, na visão de avaliadores, a existência de usabilidade em sites de comércio eletrônico. A usabilidade tem sido proclamada como um importante instrumento para a melhoria dos sites da web, especialmente para os sites de comércio eletrônico, por auxiliar na expansão dos objetivos do negócio aliado ao amplo atendimento da satisfação do usuário. Baseado nestes conceitos, esta pesquisa investiga o grau de usabilidade em sites de comércio eletrônico do Brasil. O objetivo principal foi avaliar a usabilidade em sites de comércio eletrônico através da frequência, impacto e persistência das recomendações de usabilidade. O estudo das recomendações de usabilidade propostas por renomados autores possibilitou extrair 10 recomendações que, segundo este pesquisador, indicaram contemplar da melhor forma o objeto a ser pesquisado. Para testar as hipóteses, o método de avaliação heurística mostrou-se de fácil aplicação e baixo custo. A pesquisa de campo buscou identificar a frequência com que ocorrem as recomendações de usabilidade e quantificar a dificuldade percebida devido a falta de usabilidade. Foram pesquisados 21 sites de comércio eletrônico agrupados em 4 grandes áreas de atuação, destacando-se os sites de varejo geral, bancos, livrarias e empresas aéreas. Os resultados da pesquisa constatam que mesmo tendo sido encontradas recomendações de usabilidade nos sites da amostra, nenhum site individualmente demonstrou seguir a totalidade das recomendações pesquisadas. Os sites de varejo foram os que demonstraram mais evidência no uso de recomendações de usabilidade comparativamente aos demais sites pesquisados. Quanto ao impacto das falhas de usabilidade, encontrou-se que existe uma maior dificuldade percebida nos sites em que não se evidenciam claramente as recomendações de usabilidade. Foi constatada a evidência em alguns sites da amostra de que as falhas de usabilidade poderiam aumentar os erros em sites de comércio eletrônico.
Abstract: Based on the concepts of usability as a measure of perceived quality, this descriptive study investigates, by evaluators view, the existence of usability in e-commerce sites. Usability has been proclaimed as an important tool for improving Web sites, especially for e-commerce sites, by helping to expand the business objectives allied with the large attendance of user satisfaction. Based on these concepts, this research investigates the degree of usability in e-commerce sites in Brazil. The main objective was to evaluate the usability of e-commerce sites through the frequency, impact and persistence of the recommendations of usability. The study of usability recommendations proposed by renowned authors allowed to extract 10 recommendations that, according to this researcher, showed to be the best way to contemplate the searched object. To test the hypotheses, the heuristic evaluation method proved to be a easy to apply and low cost method. The field research was to identify the frequency with which the usability recommendations occurs and to quantify the perceived difficulty due to lack of usability. It was searched 21 electronic commerce sites grouped into four main areas of activity, highlighting the sites of general retail, banks, bookstores, and airlines. The research results shows that even though the usability recommendations have been found in the sample sites, none of the sites individually shown to follow all the recommendations studied. The retail sites were those that showed more evidence of usability recommendations compared to the other surveyed sites. Regarding the impact of usability flaws, it was found that there is a greater perceived difficulty in the sites that do not clearly show the usability recommendations. It has been found the evidence in some sample sites that the usability failures could increase the errors in e-commerce sites.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30519
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_dis_emcosta.pdf1,92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.