Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3052
Título: O Instituto Cultural do Cariri e o centenário do Crato: Memória, escrita da história e representações da cidade
Autor(es): Viana, José Italo Bezerra
Orientador(es): Nogueira, Antonio Gilberto Ramos
Palavras-chave: Representações, escrita da história, memória, Crato
Instituto Cultural do Cariri
Crato(CE) - Comemorações de centenários,etc.
Crato(CE) - Vida intelectual
Data do documento: 2011
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: Viana, J. I. B. ; Nogueira, A. G. R. (2011)
Resumo: As representações do passado a escrita da história e a construção de uma memória histórica para a cidade do Crato são objetos de análise dessa dissertação A partir das comemorações do centenário de elevação do Crato à categoria de cidade em 1953 houve um esforço de construção de uma história local que servisse para glorificar o passado do Crato A criação do Instituto Cultural do Cariri nesse contexto contribuiu para a produção de uma historiografia assentada num inventário de lembranças que articulando presente passado e futuro procurava naturalizar a ideia de superioridade do Crato em relação às demais cidades da região do Cariri As comemorações do centenário por sua vez buscaram criar uma identidade social coesa para uma cidade que procurava se definir como civilizada e moderna Nesse sentido esse trabalho analisa como as representações do passado construídas pelos membros do Instituto Cultural do Cariri em livros de história artigos de jornais e revistas trataram de estabelecer os marcos históricos do passado do Crato na tentativa de singularizar sua trajetória no tempo.
Descrição: VIANA, José Italo Bezerra. O Instituto Cultural do Cariri e o centenário do Crato: memória, escrita da história e representações da cidade. 2011. 183 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História Social, Fortaleza-CE, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3052
Aparece nas coleções:PPGH - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_Dis_JIBViana.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.