Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30646
Tipo: Artigo de Evento
Título: Próxima parada: Brasil(eiras) – análise semiótica de uma peça da Campanha "Brasil contra o turismo sexual"
Autor(es): Cidade, Giulianne Moraes
Orientador: Lucas, Ricardo Jorge de Lucena
Palavras-chave: Publicidade;Semiótica;Turismo sexual
Data do documento: 2014
Citação: Cidade, G. M.; Lucas, R. J. L. (2014)
Resumo: A propaganda turística no Brasil tem um histórico marcado pela exaltação da beleza e sensualidade da mulher brasileira como forma de vender o destino. O resultado dessa construção é o crescente aumento de casos do chamado “turismo sexual”. Analisando um anúncio da revista Marie Claire contra esse tipo de turismo, se busca compreender os níveis de interpretação da peça e o modo como a publicidade é usada para desconstruir padrões que ela mesma construiu posteriormente. Para tal, parâmetros de análise propostos por Peirce e esquematizados por Lucia Santaella são utilizados neste artigo. Para aprofundar a análise, também são usados conceitos mais direcionados como os de análise da imagem e teoria das cores. Os resultados da pesquisa somados à análise comprovaram o modo que a publicidade construiu o cenário para o turismo sexual e o papel da que esta tem de mobilizar o público outrora passivo para auxiliar a reversão da situação atual. Além disso, mostraram os diferentes níveis de compreensão do potencial comunicativo que podem ser feitos do anúncio analisado, provando que quanto maior o envolvimento e repertório cultural do assunto o intérprete possuir, mais rica será sua experiência com a peça. Conclui-se, portanto, que a compreensão, apesar de variar de intérprete para intérprete, é satisfatória em sua maior parte, pois o anúncio fornece elementos que explicam mesmo que implicitamente aquilo que o anúncio quer passar.
Descrição: CIDADE, Giulianne Moraes; LUCAS, Ricardo Jorge de Lucena. Próxima parada: Brasil(eiras) – análise semiótica de uma peça da Campanha “Brasil contra o turismo sexual”. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE. 16., 15 a 17 maio 2014., João Pessoa. Anais... São Paulo: Intercom, 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30646
ISSN: 2177-790X
Aparece nas coleções:ICA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_gmcidade.pdf468,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.