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Title in Portuguese: Construção e validação de curso on-line para prevenção do uso indevido de drogas por adolescentes
Title: Construction and validation of online course for prevention of drug misuse by adolescents
Author: Pinto, Agnes Caroline Souza
Co-advisor(s): Luna, Izaildo Tavares
Keywords: Adolescente
Educação em Saúde
Tecnologia Educacional
Drogas Ilícitas
Enfermagem
Issue Date: 5-Mar-2018
Citation: PINTO, A. C. S. Construção e validação de curso on-line para prevenção do uso indevido de drogas por adolescentes. 2018. 252 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Portuguese: O problema do uso e abuso de drogas na adolescência é um desafio para todos que trabalham e buscam ações preventivas em saúde. O adolescente precisa discutir as razões da adoção de um comportamento preventivo e aprender a resistir às pressões, por exemplo, para experimentar drogas. Isto é possível por meio de práticas dialógicas, contextuais e intersetoriais, que podem ser desenvolvidas a partir do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação em saúde, uma vez que estes instrumentos tecnológicos fazem parte do cotidiano dos adolescentes. Diante disso, objetivou-se construir e validar um curso on-line voltado para prevenção do uso indevido de drogas na adolescência. Pesquisa metodológica e de validação, desenvolvida de acordo com as etapas de construção de material educativo digital proposto por Falkembach, a qual constou: análise e planejamento, modelagem, implementação, avaliação e manutenção, e distribuição. Após finalização da construção do curso, iniciou-se a fase de validação realizada por 17 juízes nas áreas de adolescente e drogas, nove na área de EaD/AVA Moodle/curso on-line, e por 40 adolescentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). O estudo obedeceu aos aspectos éticos e legais das pesquisas envolvendo seres humanos, de acordo com o CAAE 60229616.8.0000.5054. O conteúdo do curso foi dividido em dez aulas que contemplou os seguintes tópicos: o uso do Moodle; drogas: classificação e efeitos no organismo; fatores de risco quanto ao uso de drogas na adolescência; fatores de proteção contra o uso de drogas na adolescência; experimentação, uso, abuso e dependência de drogas; reflexão sobre o uso pessoal de drogas; prevenção dos problemas relacionados ao uso de drogas; programas ou estratégias na área de drogas; tratamento; legislação brasileira sobre drogas; e a questão das drogas no IFCE. Em relação à validação de aparência e conteúdo pelos juízes, todos os itens obtiveram Índice de Validade de Conteúdo acima de 0,8, o que permite concluir que o material foi validado quanto aos objetivos, à estrutura e apresentação, à relevância, ao ambiente do curso, à funcionalidade, à usabilidade e à eficiência. Na validação dos adolescentes, o curso on-line foi considerado satisfatório com IVC > 0,8 em todos os itens, e que se pode concluir que o curso foi validado quanto à acessibilidade, à usabilidade, à funcionalidade, à estrutura e apresentação, à relevância e ao ambiente. Desta forma, o curso foi avaliado como interessante, relevante, compreensível, atrativo e interativo, contribuindo para o processo de reflexão crítica sobre o uso e abuso de substâncias psicoativas. Conclui-se que o curso on-line pode ser considerado válido para uso com adolescentes, no que se refere à prevenção do uso indevido de drogas, de forma inovadora, possibilitando o desenvolvimento de um processo educacional interativo. Recomenda-se que essa tecnologia seja utilizada como disciplina optativa na modalidade à distância para alunos de cursos técnicos e superiores do IFCE, e também pela equipe da assistência estudantil, vislumbrando prevenir o uso inicial de drogas e incentivar a diminuição do consumo destas na adolescência.
Abstract: The problem of drug use and abuse in adolescence is a challenge for all who work and seek preventive health actions. The adolescent needs to discuss the reasons for the adoption of preventive behavior and learn to resist the pressures, for example, to try drugs. This is possible through dialogical, contextual and intersectoral practices that can be developed through the use of Information and Communication Technologies in health, since these technological instruments are part of adolescents' daily lives. In this context, this study aimed to construct and validate an online course aimed at prevention of drug abuse in adolescence. Methodological research and for validation, developed according to the stages of construction of digital educational material proposed by Falkembach, which comprised: analysis and planning, modeling, implementation, evaluation and maintenance and distribution. After completing the construction of the course, the validation phase was started by 17 judges in the areas of adolescents and drugs, nine in the area of EaD/AVA Moodle/online course, and by 40 adolescents from IFCE. The study followed the ethical and legal aspects of research involving human beings, according to the CAAE No. 60229616.8.0000.5054. The content of the course was divided into ten classes that covered the following topics: the use of Moodle; drugs: classification and effects on the body; risk factors for drug use in adolescence; protective factors against adolescent drug use; drug experimentation, use, abuse and dependence; reflection on personal use of drugs; prevention of problems related to drug use; programs or strategies in the area of drugs; treatment; Brazilian legislation on drugs; and the drugs issue at IFCE. In relation to the validation of appearance and content by the judges, all items obtained a Content Validity Index above 0.8, which allows concluding that the material was validated on the objectives, structure and presentation, relevance, environment functionality, usability and efficiency. In the validation by the adolescents, the online course was considered satisfactory with IVC > 0.8 in all items, and it can be concluded that the course was validated regarding accessibility, usability, functionality, structure and presentation, relevance and the environment. Thus, the course was evaluated as interesting, relevant, understandable, attractive and interactive, contributing to the process of critical reflection on the use and abuse of psychoactive substances. It is concluded that the online course can be considered valid to be used with adolescents, regarding the prevention of drug abuse in an innovative way, enabling the development of an interactive educational process. It is recommended this technology to be used as an elective in the distance modality for the students of the technical and superior courses at IFCE, as well as by the student assistance team, with a view to prevent the initial use of drugs and encourage the reduction of consumption in adolescence.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30685
Appears in Collections:DENF - Teses defendidas na UFC

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