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Title in Portuguese: Tecnologia educativa para o correto posicionamento em raquianestesia: ensaio clínico controlado e randomizado
Title: Educational technology for correct positioning in spinal anesthesia: a randomized controlled trial
Author: Pinto, Sarah Lima
Advisor(s): Caetano, Joselany Áfio
Keywords: Raquianestesia
Obstetrícia
Estudos de Validação
Ensaio Clínico
Enfermagem
Issue Date: 27-Feb-2018
Citation: PINTO, S. L. Tecnologia educativa para o correto posicionamento em raquianestesia: ensaio clínico controlado e randomizado. 2018. 188 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Portuguese: Objetivou-se o desenvolvimento de um álbum seriado para a educação em saúde do posicionamento correto para a raquianestesia em cesárea. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa multimétodos, sendo a primeira fase um estudo metodológico e a segunda, um ensaio clínico controlado e randomizado, duplo cego. A construção do álbum seriado contemplou as etapas: elaboração do material; validação de conteúdo por três grupos de juízes; e validação de aparência pelo público-alvo. A validação com juízes ocorreu com 45 especialistas, sendo 22 da área de enfermagem de centro cirúrgico, 22 anestesiologistas e três da área de construção/avaliação de materiais educativos. Utilizou-se o índice de validade de conteúdo, além do formulário SAM. Na segunda etapa, o ECCR, houve a comparação entre os grupos controle e intervenção. A intervenção foi o uso do álbum, numa atividade educativa pré-operatória, desenvolvida no setor de maternidade de um hospital em Juazeiro do Norte, Ceará, de junho a agosto de 2017. A amostra de 90 gestantes indicadas para cesárea sob raquianestesia foi distribuída aleatoriamente nos grupos controle e intervenção. Foi realizado um pré-teste da intervenção educativa. O desfecho esperado foi o posicionamento correto das gestantes durante a raquianestesia, observado no centro cirúrgico e avaliado segundo a presença das características necessárias para tal posição. Os dados foram organizados e tabulados utilizando o software Microsoft Excel 2016, e analisados pelo SPSS 20.0. Para a validação de conteúdo e aparência, foram utilizados o índice de validade de conteúdo, a análise do percentual de concordância, e o teste binomial. Para a análise dos dados da segunda etapa da pesquisa, foram realizadas análises descritivas e de associação utilizando-se com a variável desfecho, o teste Qui-quadrado e razão de verossimilhança, com um nível de confiança de 95% O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da Universidade Regional do Cariri sob o parecer número 1.837.179. Os resultados da pesquisa foram a construção de um álbum seriado que converge com as diretrizes do programa Cirurgias Seguras Salvam Vidas, e com as diretrizes da Rede Cegonha. A média do S-CVI global entre os três grupos foi de 0,95. A partir do formulário SAM, o álbum foi julgado como superior, obtendo escore de 91,42% entre os enfermeiros, 91,61% entre os anestesiologistas e 96,21% entre os juízes técnicos. O público-alvo julgou, com unanimidade, o material claro, de fácil compreensão e relevante. A 10 validação clínica não identificou diferença estatisticamente significativa entre os grupos em relação à variável do desfecho. Porém, identificou-se significância estatística entre as seguintes variáveis: quantidade de tentativas de punção lombar e o profissional anestesista; a quantidade de tentativas de punção lombar e a variável de desfecho; a variável de desfecho e as características necessárias para um posicionamento correto (imobilidade, ombros relaxados, flexão da coluna lombar e flexão da coluna cervical). Conclui-se que o álbum seriado pode ser utilizado por enfermeiros que atuam em maternidades e centros cirúrgicos obstétricos como ferramenta para contribuir com a adoção do posicionamento correto e seguro durante a raquianestesia em cesariana.
Abstract: The objective was the development of a serial album for health education of the correct positioning for spinal anesthesia in cesarean section. In this sense, a multi-method research was carried out, the first phase being a methodological study and the second, a double-blind randomized controlled trial (CRCT). The construction of the serial album contemplated the stages: elaboration of the material; validation of content by three groups of judges; and validation of appearance by the target audience. The validation with judges occurred with 45 specialists, of whom 22 were nurses in the surgical center, 22 anesthesiologists and three in the construction / evaluation area of educational materials. The content validity index was used in addition to the SAM form. In the second stage, the CRCT, there was a comparison between the control and intervention groups. The intervention was the use of the album, in a preoperative educational activity, developed in the maternity sector of a hospital in Juazeiro do Norte, Ceará, from June to August 2017. The sample of 90 pregnant women indicated for cesarean section under spinal anesthesia was randomly distributed in the control and intervention groups. A pre-test of the educational intervention was carried out. The expected outcome was the correct positioning of the pregnant women during spinal anesthesia, observed in the surgical center and evaluated according to the presence of the characteristics necessary for such position. The data were organized and tabulated using Microsoft Excel 2016 software, and analyzed by SPSS 20.0. Content validity index, concordance percentage analysis, and binomial test were used for content and appearance validation. For the analysis of data from the second stage of the research, descriptive and association analyzes were performed using the outcome variable, Chi-square test and likelihood ratio, with a confidence level of 95%. The study was approved by the committee of ethics in research at the Regional University of Cariri under opinion number 1,837,179. The results of the research were the construction of a serial album that converges with the guidelines of Safe Surgeries Saves Lives program and with the guidelines of the Stork Network. The mean overall S-CVI among the three groups was 0.95. From the SAM form, the album was judged as superior, obtaining a score of 91.42% among the nurses, 91.61% among the anesthesiologists and 96.21% among the technical judges. The target audience unanimously judged the material to be clear, easy to understand and relevant. Clinical 12 validation did not identify a statistically significant difference between the groups in relation to the outcome variable. However, statistical significance was identified between the following variables: number of lumbar puncture attempts and the anesthetist professional; the number of lumbar puncture attempts and the outcome variable; the outcome variable and the characteristics required for correct positioning (immobility, relaxed shoulders, lumbar spine flexion and cervical spine flexion). It is concluded that the serial album can be used by nurses who work in maternity and obstetric surgical centers as a tool to contribute to the adoption of correct and safe placement during cesarean section.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30798
metadata.dc.type: Tese
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