Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3088
Título: A matemática na formação do pedagogo: oficinas pedagógicas e a plataforma TelEduc na elaboração dos conceitos
Título em inglês: La mathématique dans le parcoors de la formation initial du pédagogue, à partir de l’atelier pédagogique et de l’usage de la plataforme TelEduc Multimoyens
Autor(es): LIMA, Ivoneide Pinheiro de
Orientador(es): BORGES NETO, Herminio
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino - Fortaleza(CE)
Professores de matemática - Formação - Fortaleza(CE)
Ensino auxiliado por computador - Fortaleza(CE)
Data do documento: 2007
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: LIMA, I. P. ; BORGES NETO, H. (2007)
Resumo: O trabalho descreve, reflete e sistematiza uma metodologia para o ensino de Matemática no percurso da formação inicial do pedagogo, a partir de oficina pedagógica e do uso da plataforma TelEduc Multimeios. Expressa como objetivo principal investigar e analisar a relevância da aplicabilidade dessa metodologia na constituição de conceitos matemáticos básicos: número, sistema de numeração decimal, operações fundamentais, geometria e medidas. Foi realizada uma pesquisa de campo, qualitativo-descritiva, de natureza pesquisa-ação, junto a 42 alunos da disciplina Ensino de Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, oferecida pelo Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Para coleta de dados na modalidade presencial, foram utilizadas observações participantes, anotações e filmagens. A distância, os recursos utilizados na plataforma TelEduc foram: o diário de bordo, portfólio e fóruns para discussão. No início da disciplina, houve uma certa rejeição quanto à proposta, no que diz respeito ao uso do TelEduc, em virtude da incipiência dos alunos no uso desse instrumento e da falta de tempo para realização das atividades propostas. Houve uma participação significativa dos estudantes nas atividades solicitadas, totalizando 1.868 acessos na plataforma. Verificamos que as discussões, orientações e sugestões vivenciadas no curso favoreceram aos estudantes uma análise crítica das atitudes de seus antigos professores que tiveram na sua vida escolar, revelando que o tratamento dado à Matemática - difícil, incompreensível, inacessível, cheio de fórmulas - foi bem diferente da abordagem enfatizada na disciplina. O estudo proporcionou também aos alunos uma reflexão sobre como lidar com a Matemática na escola, numa perspectiva de um ensino melhor e de qualidade. A dinâmica utilizada na disciplina agradou a todos, no entanto, dois alunos se manifestaram, dizendo que suas expectativas não foram atingidas, embora tenham gostado da disciplina. A disciplina foi importante para a formação inicial dos alunos, pois possibilitou uma discussão mais aprofundada dos temas, abordando pontos importantes normalmente não trabalhados no ensino formal e desconstruindo conceitos preestabelecidos. O principal resultado desse trabalho foi a reformulação da ementa e da metodologia que será utilizada no Curso de Pedagogia a partir de 2007, bem como ampliação da carga horária da disciplina que passou de 80 h/a para 160 h/a.
Descrição: LIMA, Ivoneide Pinheiro de. A matemática na formação do pedagogo: oficinas pedagógicas e a plataforma TelEduc na elaboração dos conceitos. 2007. 190f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3088
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_Tese_IPLima.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.