Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3095
Título: Um inventário luminoso ou um alumiário inventado - uma trajetória humana de musical formação.
Título em inglês: A Luminous Inventory or a Invented Luminary: a human trajectory of musical development
Autor(es): MATOS, Elvis de Azevedo
Orientador(es): DIAS, Ana Maria Iorio
Palavras-chave: Educação Musical
Formação Humana
Canto Coral
Ópera.
Musical Education
Human Formation
Choir singing
Música - Instrução e estudo - Fortaleza(CE)
Coral da Universidade Federal do Ceará - 1985-2005
Data do documento: 2007
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: MATOS, E. A . ; DIAS, A. M. I. (2007)
Resumo: O presente trabalho de pesquisa, elaborado como uma narrativa de formação pessoal, contextualiza e discute as possibilidades de Educação Musical forjadas a partir da década de oitenta (século XX), na cidade de Fortaleza no Estado do Ceará: Brasil. O foco inicial do trabalho é o Projeto Ópera Nordestina, implantado na Universidade Federal do Ceará, foco este que se estende e se abre para a ação educativa, musical, coletivamente realizada no Coral daquela instituição (UFC) durante o período histórico enfocado: de 1985 a 2005. A discussão aqui empreendida busca compreender as razões que levaram à implantação de um projeto educacional através da montagem de uma ópera que contaria a História do Ceará. Ao mesmo tempo, busca-se refletir sobre a relação que o conhecimento musical estabelece com as elites que dele se apropriam em busca de legitimação social, bem como as estratégias e possibilidades de formação humano-musical para as pessoas oriundas das camadas menos favorecidas economicamente. O trabalho aponta para as possibilidades de uma Educação Musical realizada através do prazer e do rigor advindos da montagem de espetáculos de canto coral coletivamente pensados e realizados a partir do cancioneiro popular do Brasil. Assim, procura-se compreender as implicações do Projeto Ópera Nordestina, seus primeiros ensaios e encenações; como também os efeitos das montagens de espetáculos do Coral da UFC frente aos processos formativos humano-musicais das pessoas que deles participam, tomando como base a História de Vida aqui narrada.
Abstract: The present research work, elaborated as a narrative of personal development contextualizes and discusses the possibilities of Musical Education that were forged from the decade of nineteen eighty in the city of Fortaleza, state: Ceará, Brazil. The inicial focus of the work is the Opera Project introduced at the Federal University of Ceará (UFC); a focus that is extended and opened to the educational and musical action carried out collectively through the choir of this institution – Coral da UFC – during the historical period on which this research centers: 1985–2005. The discussion undertaken here seeks to understand the reasons that led to the introduction of an educational project through setting up an opera that would tell the history of Ceará. At the same time we seek to reflect on the relation that musical knowledge establishes with the elites who take possession of it in order to get social status, as well as the strategies and possibilities of human and musical education for persons originating from economically less favored strata. The research work points out the possibilities of a musical education that is carried out through the pleasure and rigor coming from setting up spectacles of choir singing which are collectively conceived and realized from the body of popular Brazilian songs. Thus, we seek to understand the implications of the Opera Project, its first rehearsals and stagings, as well as the implications of setting up the spectacles of the Coral da UFC, in front of the processes of human-musical education experienced by the spectacle participants, choosing as basis for these reflections the life story narrated here.
Descrição: MATOS, Elvis de Azevedo . Um inventário luminoso ou um alumiário inventado: uma trajetória humana de musical formação. 2007.300f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza–CE, 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3095
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_Tes_EAMatos.pdf24,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.