Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31249
Tipo: TCC
Título: Desempenho de empresas do setor de construção e engenharia
Autor(es): Matos, Maria Sulamita Magalhães de
Orientador: Coelho, Antonio Carlos Dias
Palavras-chave: Governança corporativa;Empresas;Desempenho;Construção civil
Data do documento: 2014
Citação: MATOS, Maria Sulamita Magalhães de. Desempenho de empresas do setor de construção e engenharia. 2014. 12 p. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014.
Resumo: Este artigo teve como objetivo geral analisar o desempenho das empresas do setor de Construção e Engenharia no ano de 2012. A metodologia para atingir os objetivos do trabalho caracteriza-se como pesquisa quantitativa, utilizando dados referentes ao desempenho das empresas, coletados no Economática e na classificação de níveis diferenciados de governança corporativa coletada na BM&FBovespa. A amostra utilizada na pesquisa foi de 20 empresas que apresentaram dados referentes às variáveis de desempenho (GAF, ROE, ROA e Margem Líquida) em 2012, estas foram divididas em dois grupos, Grupo 1 (Novo Mercado) e Grupo 2 (Tradicional e N2), pois a maioria das empresas estudadas é classificada como Novo Mercado ou Tradicional, apenas uma empresa da amostra era do N2. Com relação à análise dos dados, primeiramente foi feita uma análise descritiva sobre média, desvio padrão, mínimo e máximo dos grupos de segmento de listagem das empresas dos setores de construção e engenharia. Em seguida, utilizou-se teste de média para comparar estatisticamente os dois grupos de segmento de listagem das empresas do mesmo setor da BM&FBovespa. Conclui-se que para as empresas estudadas, a classificação em níveis diferenciados de Governança Corporativa implica em melhor desempenho financeiro para ROA e Margem Líquida. Para as variáveis de desempenho ROE e GAF, o desempenho das empresas classificadas em níveis diferenciados de governança corporativa e as classificadas nos demais segmentos de listagem são semelhantes. No geral, as empresas do segmento Construção e Engenharia apresentam desempenhos semelhantes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31249
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_msmmatos.pdf518,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.