Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31253
Tipo: TCC
Título: Os efeitos do stock options no desempenho econômico nas maiores empresas de capital aberto do Brasil
Autor(es): Porcino, Rafael Rocha
Orientador: Vasconcelos, Alessandra Carvalho de
Palavras-chave: Ações (Finanças);Sistemas de remunerações salariais
Data do documento: 2014
Citação: PORCINO, Rafael Rocha. Os efeitos do stock options no desempenho econômico nas maiores empresas de capital aberto do Brasil. 2014. 18 p. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014.
Resumo: Na atualidade é comum depararmos com profissionais contratados exercendo cargos de gerência no lugar dos proprietários do capital. Essa realidade em alguns casos pode trazer conflitos de interesses. É nesse cenário que se insere o Stock Options, mecanismo de remuneração variável atrelada ao desempenho da empresa, que tem como função primordial alinhar os interesses dos gestores e da organização. Assim, o presente trabalho tem como objetivo geral verificar os efeitos da concessão de opções de ações a empregados, como forma de remuneração no desempenho econômico das maiores companhias abertas do Brasil. Para tanto foi realizado um estudo descritivo, de natureza qualitativa, realizado por meio da análise documental, com uma amostra de 97 empresas das 100 maiores companhias abertas do Brasil, segundo o ranking da revista Exame Melhores e Maiores, edição de 2013. Os dados foram coletados nos Formulários de Referência e no banco de dados do Economática, referentes ao exercício de 2012. Os resultados demonstram que: (i) 59,79% das empresas utilizam Stock Options como forma de remuneração; (ii) todas as empresas são de grande porte; (iii) a maior parte das empresas (77,19%) tem controle acionário privado nacional; (iv) 70,69% das empresas se encontram no segmento Novo Mercado; (v) os setores de atuação Financeiro e Outros, Consumo Não Cíclico e Consumo Cíclico representam 60,34% da amostra. Por fim, com base na análise qualitativa realizada, não foi possível afirmar que a concessão de Stock Options como forma de remuneração dos empregados tem efeitos positivos nos resultados econômicos das empresas que utilizam esse tipo de política.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31253
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_rrporcino.pdf426,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.