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Título: Avaliação da dosagem dos tratamentos superficiais por penetração de rodovias baseada na exsudação e na perda de agregados
Autor(es): Silva, Raimi Costa da
Orientador(es): Barroso, Suelly Helena de Araújo
Palavras-chave: Transportes
Dosagem
Estrutura do solo
Pavimentos
Chip seal
Aggregate loss
Bleeding
Data do documento: 23-Mar-2018
Citação: SILVA, R. C. Avaliação da dosagem dos tratamentos superficiais por penetração de rodovias baseada na exsudação e na perda de agregados. 2018. 135 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: No Brasil, o Tratamento Superficial por Penetração (TSP) é uma técnica amplamente difundida para revestimentos de Rodovias de Baixo Volume de Tráfego, no entanto suas especificações de serviço permanecem defasadas e são escassas as pesquisas nacionais nessa temática. Neste contexto, o objetivo principal desta dissertação foi avaliar a dosagem dos tratamentos superficiais por penetração com base na ocorrência dos seus dois defeitos principais: a perda de agregados e a exsudação. Para tanto, inicialmente foram verificadas as diferenças e limitações dos processos de dosagem dos TSPs preconizados pelo DER/CE e pelo DNIT e produziram-se corpos de prova (CPs) em laboratório conforme as duas especificações. Além da dosagem, variou-se a uniformidade do agregado, a temperatura da emulsão asfáltica (46°C e 58°C) e a temperatura de cura (27°C e 50°C). A perda de agregado foi avaliada pelo Wet Track Abrasion Test e pelo Sweep Test adaptado, relacionando também seus resultados com os do ensaio de aderência Asphalt Bond Strength. Na avaliação da exsudação, adaptou-se o Loaded Wheel Test e aplicou-se o processamento digital de imagens para verificação da área exsudada dos corpos de prova. Verificou-se que as Taxas de Aplicação de Agregado (TAAg) e de Aplicação da Emulsão (TAE) recomendadas pelos órgãos são incoerentes e que a dosagem do DNIT está sujeita à ocorrência da perda de agregado, devido às suas elevadas TAAg. Os resultados obtidos mostraram que a temperatura de aplicação da emulsão deve ser escolhida com base nas condições de cura do local da construção, a fim de evitar desperdício de energia para um aquecimento que não trará benefícios significativos ao desempenho do revestimento. Observou-se ainda que a utilização de agregados mais uniformes melhora a qualidade do TSP sem precisar aumentar a temperatura de aplicação da emulsão. Por fim, concluiu-se que a exsudação é um defeito menos provável de ocorrer nos TSPs concebidos pelos processos de dosagem estudados, pois ambos recomendam TAE baixas e TAAg elevadas.
Abstract: In Brazil, chip seal is a widely used technique for coatings of Low Volume Traffic Highways. However its service specifications remain outdated and the national research in this area is scarce. In this context, the main objective of this thesis was to evaluate the design of the chip seals based on the occurrence of its two main distresses: aggregate loss and bleeding. For this purpose, the differences and limitations of the chip seals design processes recommended by DER / CE and DNIT were verified and chip seal samples (CSS) were produced in the laboratory according to the two specifications. In addition to the design method, the aggregate gradation, the temperature of the asphalt emulsion (46° C and 58° C) and the curing temperature (27° C and 50° C) were varied. The aggregate loss was evaluated by the Wet Track Abrasion Test and by the adapted Sweep Test, also relating its results to those of the Asphalt Bond Strength Test. In terms of bleeding evaluation, the Loaded Wheel Test was adapted and the digital image processing was applied to verify the bleeding area of the CSS. It has been found that the Aggregate Application Rate (AAR) and the Emulsion Application Rates (EAR) recommended by the agencies are incoherent and that the DNIT design is susceptible to the occurrence of the aggregate loss due to its high AAR. The results obtained showed that the application temperature of the emulsion should be selected based on the curing conditions of the construction site, in order to avoid waste of energy for a heating which will not bring significant benefits to the performance of the coating. It was also observed that the use of more uniform aggregates improves the quality of the chip seals without having to increase the temperature of application of the emulsion. Finally, it was concluded that bleeding is a distress more unlikely to occur in the chip seals designed by the design procedures studied, since both recommend low EAR and high AAR.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31541
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