Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31613
Tipo: TCC
Título: Alterações em normas contábeis e seu impacto na análise dinâmica de liquidez: evidências no Brasil
Autor(es): Silva, Emanoel Mamede Sousa da
Orientador: Coelho, Antonio Carlos Dias
Palavras-chave: Contabilidade - Padronização - Normas - Brasil;Liquidez (Economia)
Data do documento: 2013
Citação: SILVA, Emanoel Mamede Sousa da. Alterações em normas contábeis e seu impacto na análise dinâmica de liquidez: evidências no Brasil. 2013. 15 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Resumo: A pesquisa investiga se os indicadores da análise dinâmica de liquidez foram impactados pelas alterações ocorridas no padrão contábil brasileiro, em decorrência da convergência às normas internacionais. Por meio de estudo descritivo com abordagem quantitativa, aplicaramse testes paramétricos e não paramétricos de diferenças de médias a fim de averiguar a hipótese de que os indicadores foram impactados. A amostra foi composta por 255 companhias listadas na BM&FBovespa no período de 2005 a 2012. Os dados foram extraídos da base de dados do Economática e agrupados em três situações distintas: período anterior à adoção; período de adoção parcial; e período de adoção total do novo padrão. Os resultados indicaram a rejeição da hipótese, exceto pelo ciclo financeiro. Em análise setorial, constataram-se mudanças no comportamento de indicadores das empresas dos setores Construção e Transporte, Utilidade Pública e Demais Setores. Inferiu-se que as contas associadas aos indicadores não foram objeto de alterações profundas no processo de convergência.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31613
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_emssilva.pdf450,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.