Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31755
Title in Portuguese: Uma simulação comparativa do PCA e do PARAFAC em um estudo de caso da avaliação da efetividade do ensino
Author: Santos Filho, Francisco Fernando Barros dos
Advisor(s): Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
Keywords: Avaliação educacional
Avaliação multidimensional
Modelagem computacional
Análise multivariada
Issue Date: 2012
Citation: SANTOS FILHO, F. F. B. Uma simulação comparativa do PCA e do PARAFAC em um estudo de caso da avaliação da efetividade do ensino. 2012. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
Abstract in Portuguese: O presente estudo ensaia uma análise de uma avaliação da eficácia de ensino do curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Ceará, utilizando dados matemáticos que foram gerados usando critérios empíricos educacionais e ponderando-os através do SETE (Avaliação Multidimensional sobre a qualidade de Ensino) e SEEQ (Avaliação Multidimensional sobre a Qualidade Educacional). Serão avaliadas as seguintes disciplinas: Física Fundamental 1, Cálculo Diferencial e Integral 1, Métodos de Física de Fundamental 1 e Estudo Sócio-Político da Educação(ESPE); através das seguintes escalas: aprendizagem, entusiasmo, organização, interação do grupo, afinidade individual, abrangência, exames e trabalhos, tudo isso relacionado a professores e a alunos; já a característica denominada geral estará ligada diretamente as características do curso e da Universidade. As notas atribuídas a cada disciplina são dadas baseadas na Escala Likert, usada geralmente em questionários que possuem respostas psicométricas, e esse tipo de escala é a mais usada em pesquisa de opinião. Os dados foram organizados de forma tridimensional no seguinte arranjo: quatro disciplinas, onze características e duzentos alunos avaliados. Os resultados alcançados foram feitos utilizando dois métodos: PCA (Análise das Principias Componentes), uma análise bidimensional, decomposição PARAFAC (Fatores Paralelos) uma análise multidimensional que visa minimizar o erro, pois para utilização do método do PCA foi necessário ajuste nos dados fazendo a média da dimensão alunos, todavia além de não perder nenhuma dimensão o PARAFAC minimiza o erro através de uma função, comparando os dados estimados com os dados originais. O comportamento dos dados nas duas análises mostrou-se semelhante, por ambas terem a formação de grupo com elementos correlacionados, no entanto não há relação mutua entre os grupos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31755
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_ffbsantosfilho.pdf1,12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.