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Title in Portuguese: Contribuição da escuta qualificada para a integralidade na atenção primária
Other Titles: Escucha contribución calificado para la integridad en primaria
Title: Listening qualified contribution to the completeness in primary
Author: Duarte, Lindecy Pereira de Araújo
Moreira, Daiana de Jesus
Duarte, Elisfabio Brito
Feitosa, Ana Nery de Castro
Oliveira, Adriano Monteiro de
Keywords: Escuta Qualificada
Atenção Primária à Saúde
Acolhimento
Integralidade da Atenção
Issue Date: Sep-2017
Publisher: Revista Eletrônica Gestão & Saúde
Citation: DUARTE, L. P. A. et al. Contribuição da escuta qualificada para a integralidade na atenção primária. Rev. Eletrônica Gestão & Saúde, Brasília, v. 8, n. 3 , p. 414-429, set. 2017.
Abstract in Portuguese: Este artigo tem o objetivo de identificar as potencialidades que a escuta qualificada possui para a efetivação do princípio da integralidade nos processos de trabalho da Atenção Primária. Pretende ainda identificar sua contribuição para a humanização do cuidado através do desenvolvimento do diálogo na relação profissional e usuário, desvendando as necessidades de saúde da população adscrita. O Artigo apresenta ainda uma discussão sobre as vantagens da implantação da escuta qualificada nas unidades básicas de saúde, destacando quais as dificuldades que os gestores e profissionais encontram para a implantação e a operacionalização dessa ferramenta. Posteriormente aborda as recomendações e as possíveis intervenções que sistematizem a operacionalização dessa ferramenta no cotidiano de trabalho das equipes de Estratégia de Saúde da Família. É necessário aumentar o grau de corresponsabilidade dos diferentes atores que constitu­em a rede SUS na produção da saúde, provocar mudanças na cultura da atenção dos usuários e da gestão dos processos de trabalho, apoderar-se de ferramentas já existentes e debatidas que proporcionem a reorientação da execução do modelo assistencial da atenção básica.
Abstract: This article aims to identify the potential that listening has qualified for the realization of the principle of integration in the work processes of Primary. It also aims to identify their contribution to the humanization of care through the development of dialogue in the professional relationship and user, unraveling the health needs of the enrolled population. The article also presents a discussion of the advantages of the implementation of qualified hearing in basic health units, highlighting what difficulties that managers and professionals are for the implementation and operation of this tool. It then tackles the recommendations and possible interventions to systematise the operation of this tool in the daily work of the teams of the Family Health Strategy. It needs to increase the degree of co-responsibility of different actors that make up the public health system in the production of health, cause changes in the culture of attention from users and the management of work processes, seize existing tools and debated that provide reorientation of the implementation of care model of primary care.
Abstract in Spanish: Este artículo tiene como objetivo identificar el potencial que la escucha se ha clasificado para la realización del principio de la integración en los procesos de trabajo de Primaria. También tiene como objetivo identificar su contribución a la humanización de la atención a través del desarrollo del diálogo en la relación profesional y usuario, desentrañar las necesidades sanitarias de la población inscrita. El artículo también presenta una discusión de las ventajas de la aplicación de la audiencia cualificada en unidades básicas de salud, destacando las dificultades que los gerentes y profesionales son para la implementación y operación de esta herramienta. A continuación, aborda las recomendaciones y las posibles intervenciones de sistematizar el funcionamiento de esta herramienta en el trabajo diario de los equipos de la Estrategia Salud de la Familia. Se necesita aumentar el grado de corresponsabilidad de los distintos actores que conforman el sistema de salud pública en la producción de salud, causar cambios en la cultura de la atención de los usuarios y la gestión de los procesos de trabajo, aprovechar las herramientas existentes y debatido que proporcionan reorientación de la aplicación del modelo de atención de la atención primaria.
URI: http://gestaoesaude.unb.br http://diadorim.ibict.br/handle1/60
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31802
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 1982-4785 (Eletrônico)
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