Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31827
Tipo: Artigo de Evento
Título: A dêixis como estratégia persuasivo argumentativa nos e-mails promocionais
Autor(es): Sousa, Maria Margarete Fernandes de
Lemos, Ana Cátia Silva de
Palavras-chave: Dêixis;E-mail promocional;Argumentação
Data do documento: 2012
Citação: SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; LEMOS, Ana Cátia Silva de. A dêixis como estratégia persuasivo argumentativa nos e-mails promocionais. IN: Anais da Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, Natal, 04 - 07 de set 2012. Anais... Natal: EDUFRN, 2012.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar o teor argumentativo-persuasivo dos elementos dêiticos, notadamente os dêiticos pessoais e temporais, nos e-mails promocionais, pois hipotetizamos que esses recursos referenciais são bastante produtivos na construção da persuasão dos textos desses anúncios. Para o estudo da referenciação, pautamo-nos nos trabalhos de Koch (2004), Cavalcante (2000, 2003) e Mondada; Dubois (1995), além das considerações de Lahud (1979). Para a discussão do anúncio publicitário, teremos respaldo em Figueredo (2005) e Guimarães (2007). Para embasar a persuasão, nos guiaremos nas considerações Charaudeau (2008). Selecionamos 20 anúncios do anunciante Hoje eu Vou (http://www.hojeeuvou.com.br/) e analisamos a função dos dêiticos pessoais e temporais nesses anúncios. A nossa escolha pelo anunciante Hoje eu vou se justifica, em primeira instância, pelo fato de o anúncio já trazer no próprio nome do anunciante dois dêiticos: um temporal (“Hoje”) e um pessoal (“Eu”). Depois, porque o publicitário faz uso de forma constante e “criativo” dos recursos dêiticos. Além disso, os textos desse anunciante são, em geral, longos, fato que os torna interessante para o propósito desta pesquisa. Os dêiticos “hoje” e “eu”, presentes no anúncio em questão levam em conta a posição e o tempo do enunciador. Quando o enunciatário lê o anúncio, este já ocupa a posição do “eu” e do “hoje”. Feita a análise, constatamos que a utilização dos dêiticos na composição do e-mail promocional é marcada por um forte teor persuasivo-argumentativo e, que portanto, os dêiticos são elementos estratégicos de persuasão nos textos desses anúncios. Constatamos, ainda, que não apenas a dêixis pessoal e temporal são empregadas argumentativamente nos emails promocionais, mas também que a dêixis de memória é um recurso bastante produtivo para este fim. Podemos concluir, então, que os anunciantes se utilizam de recursos referenciais dêiticos com a intenção comunicativa de construir sentidos nos textos e persuadir o leitor/ consumidor a adquirir bem o enunciado. PALAVRAS-CHAVE: Dêixis, e-mail promocional, persuasão, argumentação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31827
ISBN: 978-85-7273-930-6
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_mmfsousa; acslemos.pdf199,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.