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Título: Interações contingentes em ambientes virtuais de aprendizagem
Título em inglês: Contingent Interaction in Learning Management Systems
Autor(es): DAVID, Priscila Barros
Orientador(es): CASTRO FILHO, José Aires de
Palavras-chave: Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Interações contingentes - Tecnologias da informação e comunicação
Diálogo - Ambientes virtuais de aprendizagem
Interação
Diálogo
Interação Contingente
Interaction
Dialog
Contingent Interaction
Distance Education
Learning Management Systems
Educação a distância
Interações contingentes - Tecnologias da informação e comunicação
Diálogo - Ambientes virtuais de aprendizagem
Data do documento: 2010
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: DAVID, P. B. ; CASTRO FILHO, J. A. (2010)
Resumo: O propósito desta pesquisa consiste em desenvolver um sistema de análise para compreender as interações em AVA que favorecem a aprendizagem (interações contingentes). Os AVA constituem uma classe de softwares para a criação, oferta e gerenciamento de cursos baseados na Internet. Integram Tecnologias de Informação e Comunicação com a finalidade de criar um ambiente que possibilite o processo de interação e de produção de conhecimentos pelos participantes do cenário educacional. O presente estudo investigou o conceito de interação contingente no contexto de duas disciplinas de licenciatura, ministradas na modalidade a distância, dentro do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), as quais encontram-se ligadas a áreas de conhecimento distintas (exatas e humanas) com públicos também distintos. Como parte da metodologia, observou-se a troca de mensagens em fórum e em chat pelos participantes da investigação, analisando-as à luz de parâmetros característicos de interações contingentes. A análise das mensagens foi confrontada com dados obtidos em entrevistas semi-estruturadas, realizadas com alguns alunos e seus respectivos professores-tutores. O desenvolvimento do Sistema de Análise das Interações Contingentes integrou diferentes domínios teóricos (a Educação, a Psicologia e a Linguistica) que apontam a interação como um fenômeno essencial em situações educacionais. As categorias foram construídas com base na literatura que discute o conceito de interação, e aplicadas tanto às comunicações síncronas quanto assíncronas, estabelecidas entre os interlocutores das disciplinas de exatas e humanas. O sistema de análise resultante encontra-se estruturado em quatro categorias gerais (Conversação, Textualização, Diálogo e Aprendizagem) e algumas sub-categorias, ligadas aos domínios teóricos que fundamentaram o seu desenvolvimento. Os resultados apontam a coerência interna do sistema e sua validade, ao constatar a presença das características de interações contingentes em todos os contextos analisados, podendo também ser aplicado em outros universos de investigação. O Sistema de Análise das Interações Contingentes traz contribuições teóricas e empíricas ao conceito de interação contingente, além de oferecer parâmetros para a realização de ações em Educação a Distância fundamentadas em uma perspectiva sociointeracionista. A pesquisa permite concluir que a emergência de interações com vistas ao aprendizado depende bem mais das pessoas envolvidas e do tipo de relação que estabelecem durante o ato educativo que de uma área específica ou de uma ferramenta de comunicação em particular.
Abstract: The purpose of this research is to develop an analytical system to understand the interactions in a LMS that promote learning (contingent interactions). The LMS are a class of software for the design, suport and management of Internet-based courses. Integrate Information and Communication Technologies in order to create an environment that enables the process of interaction and production of knowledge by participants of the educational scene. This study investigated the concept of contingent interaction in the context of two undergraduate courses, taught at the blended mode within the Open University of Brazil (UAB), which are linked to different areas of knowledge (hard and humanity sciences) and were ministered for different audiences. As part of the methodology, the exchange of messages between the participants of the research through discussion foruns and chats was observed and analyzed according to the typical parameters of contingent interactions. The analysis of the messages was compared with data obtained from semi-structured interviews conducted with some students and their tutors. The development of the Analytical System of Contingent Interaction integrated different theoretical fields (Education, Psychology and Linguistics) that point out the interaction as an essential phenomenon in educational situations. The categories were builded based on the literature that discusses the concept of interaction, and applied to both synchronous and asynchronous communication established between the interlocutors of the hard and humanity courses. The resulting analytical system is structured into four general categories (Conversation, Textualization, Dialogue and Learning) and some sub-categories, linked to the theoretical areas that supported its development. The results show up the internal coherence of the system and its validity, confirming the existence of contingent interaction characteristics in all contexts examined, which also enables the system application to other research universes. The Analytical System of Contingent Interactions presents theoretical and empirical contributions to the concept of contingent interaction, and provide parameters for performing actions in Distance Education based on a social interactionist perspective. The research indicates that the emergence of interactions with learning objectives depends far more on the relations established among people involved in the educational act than on a specific area or communication tool.
Descrição: DAVID, Priscila Barros. Interações contingentes em ambientes virtuais de aprendizagem. 2010. 227f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3184
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