Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31847
Tipo: TCC
Título: Investigação sobre o auxílio do software Modellus no estudo da cinemática
Autor(es): Bezerra, José Osvaldo Nogueira
Orientador: Paula, Ricardo Normando Ferreira de
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino;Cinemática;Motivação na educação;Construcionismo;Tecnologia educacional;Simulação (Computadores);Software Modellus
Data do documento: 2010
Citação: BEZERRA, J. O. N. Investigação sobre o auxílio do software Modellus no estudo da cinemática. 2010. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física)-Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Resumo: Apresenta uma investigação sobre uso de simulações em termos de motivação e auxílio na compreensão de enunciados de problemas de Física em relação a alunos da educação básica. Expõe as características e as bases de fundamentação teórica do Construcionismo e sua relação com o ensino mediado pelo computador. Demonstra as características da simulação, da modelagem, da programação. Descreve as características e propriedades do software de modelagem Modellus. Relata considerações obtidas das opiniões dos alunos a respeito do uso de simulação como ferramenta pedagógica. Realiza comparações entre as respostas de alunos estabelecidos em dois grupos, experimental e de controle, a questionários e trabalhos dirigidos. Tem como objetivos verificar as vantagens do uso de simulações no ensino de Física e a existência de um caráter motivacional das mesmas. Demonstra que o uso de uma simulação pode favorecer o aprendizado da interpretação de gráficos em Cinemática e a compreensão de problemas encontrados em livro-textos de Física.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31847
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_jonbezerra.pdf600,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.