Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31881
Título: A formação dos licenciados em música da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e sua docência na educação básica: as relações reveladas pelas narrativas dos egressos
Autor(es): Azevêdo, Isaura Rute Gino de
Orientador(es): Rogerio, Pedro
Palavras-chave: Formação Docente
História de Vida
Ensino de Música
Educação Básica
Teacher Training
Life History
Music Education
Basic Education
Data do documento: 2017
Citação: Azevêdo, I. R. G.; Rogerio, P. (2017)
Resumo: A presente pesquisa procurou compreender as relações existentes entre a formação dos licenciados em Música da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a atuação deles como docentes na Educação Básica. Para tanto, dois parâmetros fundamentais de análise foram estabelecidos: a formação musicológica e a formação pedagógica. O referencial teórico deste trabalho fundamentou-se no tema saberes docentes e formação de professores de Música. Essa temática foi tratada a partir das discussões sobre o currículo e o parâmetro musicológico e pedagógico nos cursos de formação de professores de Música. A investigação optou por uma pesquisa de cunho qualitativo, constituindo-se um estudo de caso. O foco na “História de Vida e Formação” dos professores foi a metodologia de pesquisa utilizada. Os dados coletados constituíram-se das narrativas orais e escritas de nove professores de Música atuantes na Educação Básica, todos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFCA. A análise desses ocorreu de forma compartilhada entre pesquisadora e membros do grupo. Com base nesta, concluímos que as relações estabelecidas entre a formação proposta pelo Curso de Licenciatura em Música da UFCA e à docência no Ensino Básico, se observados os parâmetros musicológico e o pedagógico, estão em descompasso. Por um lado, atestamos que a formação musicológica, conduzida pelo Curso de Música da UFCA, mostra-se adequada quanto aos conhecimentos musicais necessários à atuação de seus egressos nas escolas de Educação Básica. Por outro lado, verificamos que a formação pedagógica desenvolvida naquela instituição é marcada por algumas deficiências.
Abstract: This thesis sought to understand the relationship between the training of undergraduate students in Music of the Federal University of Cariri (UFCA) and their performance as teachers in basic education. To this end, two basic parameters of analysis were established: musical training and pedagogical training. The theoretical framework for this research was based on the theme “pedagogical know how and music teacher training”. This theme was dealt with based on the discussions of the curriculum and the musical and pedagogical parameters in training courses of Music Teachers. The line of research chosen was a qualitative method, which resulted in a case study. A research technique focusing on the "History of Life and Education" of teachers was the methodology used. The collected data were made up of oral and written narratives of nine alumni working as music teachers in basic education, all undergraduates with a degree in Music from UFCA. The analysis took place in a shared process between researcher and group members. Based on this analysis, we concluded that the relationship established between the training offered by the degree in Music at UFCA and the teaching practice in basic education, when observing the musical training and pedagogical practice, are at odds. On the one hand, we agree that the musical training, conducted by the Music Course at UFCA, showed to be adequate as far as the musical knowledge required for the performance of its undergraduates in basic education schools. On the other hand, we find that the teacher training developed in that institution is marked by a number of shortcomings.
Descrição: AZEVÊDO, Isaura Rute Gino de. A formação dos licenciados em música da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e sua docência na educação básica: as relações reveladas pelas narrativas dos egressos. 2017. 281f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31881
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tese_irgazevedo.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.