Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3204
Título: O Colégio Salesiano de Juazeiro do Norte e o projeto educacional do Padre Cícero: os benefícios da juventude (de 1939 a anos de 1970)
Título em inglês: Il Collegio salesiano di Juazeiro Norte e il progetto educativo di Padre Cicero:i benefattori della giovinezza (per gli anni 1939 - 1970)
Autor(es): ALMEIDA, Núbia Ferreira
Orientador(es): CAVALCANTE, Maria Juraci Maia
Palavras-chave: História da Educação Comparada
Instituição Escolar
Educação Católica
Storia di Educazione Comparata
Istituzione Scuola
L’Educazione Cattolica
Educação Comparada
Educação cristã – Brasil – História
Data do documento: 2011
Editor: http://www.teses.br
Citação: ALMEIDA, N. F. ; CAVALCANTE, M. J. M. (2011)
Resumo: O presente trabalho integra o campo da História da Educação Comparada, sob o prisma da Instituição Escolar. Trata da criação e implantação do Colégio Salesiano de Juazeiro, no período de 1939 a 1970, com o objetivo principal de comparar a sua prática educativa com o projeto de educação do Padre Cícero Romão Batista, líder religioso daquela cidade, que deixa em testamento os seus bens para a Congregação dos Salesianos, com vistas à educação escolar de crianças e jovens. Como ponto de partida, buscamos compreender o processo de organização da Congregação dos Salesianos, na Itália, os fundamentos teológicos, filosóficos e pedagógicos da formação intelectual de seu criador, Dom Bosco; analisar o contexto político e educacional no qual o Colégio foi criado em Juazeiro e, também, o desenvolvimento do Colégio, que se dá em meio ao embate entre um meio social, onde predomina o catolicismo popular, e o projeto de romanização da Igreja Católica que se espalhou pelo mundo. Foi de suma importância, além da historiografia consultada, o contato com os documentos do período, em especial as Crônicas da Casa, as Atas de Reuniões do Conselho da Casa, os Relatórios Anuais, os livros de visita, as revistas, jornais e Boletins Salesianos, em arquivos e acervos encontrados em Juazeiro do Norte, Recife, Natal, Fortaleza e Roma, bem como, as entrevistas, com testemunhos e relatos de ex-professores e ex-alunos. Como resultado, encontramos evidências de que a instituição salesiana manteve sua identidade confessional católica, empenhando-se por fazer da educação um espaço de explicitação de suas crenças a respeito da pessoa humana e da sociedade. Trabalhando em parceria com um dado segmento da população da cidade, desejoso de proporcionar uma educação formal para os seus filhos, tornou-se um projeto bem sucedido de romanização em terras sertanejas, quando a juventude da cidade se apropria da nova dinâmica emprestada, através do mecanismo de circularidade cultural, que os leva a ter acesso aos conhecimentos produzidos por uma determinada cultura letrada e esta, adaptando, em alguma medida, as suas novas leituras do mundo às vivências cotidianas de uma comunidade sertaneja.
Descrição: ALMEIDA, Núbia Ferreira . O Colégio Salesiano de Juazeiro do Norte e o projeto educacional do Padre Cícero: os benefícios da juventude (de 1939 a anos de 1970). 2011. 254f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3204
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_Tes_NFAlmeida.pdf15,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.