Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32127
Tipo: Livro
Título: Processos oxidativos avançados: fundamentos e aplicações em matrizes ambientais
Autor(es): Nascimento, Ronaldo Ferreira do
Abdala Neto, Eliezer Fares
Ribeiro, Jefferson Pereira
Oliveira, André Gadelha de
Barros, Allen Lopes
Barros, Francisco Cláudio de Freitas
Palavras-chave: Meio Ambiente;Processos oxidativos;Eletroanalítica
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Imprensa Universitária da UFC
Citação: NASCIMENTO, Ronaldo Ferreira do (org.) et al. Processos oxidativos avançados: fundamentos e aplicações em matrizes ambientais. E-book. Fortaleza: Imprensa Universitária da UFC, 2017. 282 p. (Coleção de Estudos da Pós-graduação). Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32127. Acesso em:
Resumo: Diante da ineficiência dos métodos de tratamento convencionais, os processos oxidativos avançados (POAs) apresentaram-se como alternativa viável para degradação de poluentes que apresentam elevada estabilidade química. Os POAs surgiram da demanda por tecnologias alternativas que apresentem maior eficiência no tratamento de efluentes a um custo operacional, relativamente, baixo. Os POAs são processos geradores de radicais hidroxilas (●OH), que apresentam potencial de oxidação de 2,8 V em relação ao eletrodo padrão de hidrogênio, conferindo-lhe características de espécies altamente oxidantes em quantidade suficiente para provocar a mineralização da matéria orgânica à dióxido de carbono, água e íons inorgânicos. Devido à sua elevada reatividade, os radicais hidroxilas devem ser gerados in situ (SOUZA, 2006).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32127
Aparece nas coleções:IU - Livros
PRPPG - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_liv_rfnascimento.pdf9,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.