Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32257
Tipo: Resumo
Título: Grupo oré anacã em cena: um relato de experiência
Autor(es): Batista, Gardênia Brito
Magalhães, Patrick Anderson Martins
Campos, Marcos Antônio Almeida
Palavras-chave: Cultura Popular;Dança;Artes
Data do documento: 2016
Citação: BATISTA, Gardênia Brito; MAGALHÂES, Patrick Anderson Martins; CAMPOS, Marcos Antônio Almeida. Grupo Oré Anacã em cena: um relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3)
Resumo: Oré Anacã, Grupo de Dança Popular da UFC é um projeto de extensão vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes e possui como objetivo a formação acadêmica e artística de seus integrantes através da criação e pesquisa em Dança Popular. Criado em fevereiro de 2011 pelo Professor Ms. Marcos Antônio Almeida Campos, fundamenta-se em pesquisas feitas in loco, com grupos e manifestações tradicionais da cultura popular brasileira, para a concepção de suas diversas coreografias e figurinos. O grupo conta com a participação de alunos de diversos cursos da universidade, permitindo assim uma maior integração da comunidade acadêmica com as artes e o lazer. Durante os anos de 2013 e 2014 o grupo contou com a aprovação de editais no programa do MEC ProExt, com o projeto “Entre Penas e Contas: A dança como meio de valorização das culturas afro e indígenas” onde foram feitas pesquisas em 12 localidades diferentes pelo Brasil, assim como a realização da capacitação de professores, oficinas de dança para crianças de escolas públicas, comunidade indígena e quilombola em Fortaleza e Região Metropolitana e por fim a montagem de coreografias como resultado final dessas pesquisas. O trabalho tem como objetivo relatar como foi o processo desses dois anos de aprovação em edital do ProExt, assim como evidenciar os benefícios das atividades realizadas pelo grupo durante esse tempo para a comunidade em geral.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32257
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_gbbatista.pdf48,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.