Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32291
Tipo: Resumo
Título: A importância da pratica do cineclube e a análise fílmica na formação do estudante de cinema e audiovisual
Autor(es): Santos Filho, Luiz Carlos dos
Tales Filho, Elvio Franklin de Menezes
Vieira, Marcelo Dídimo Souza
Palavras-chave: Cine refluxus;Cineclube;Formação
Data do documento: 2016
Citação: FILHO, Luiz Carlos dos Santos; FILHO, Elvio Franklin Menezes Tales; VIEIRA; Marcelo Dídimo Souza. A importância da prática do cineclube e da análise fílmica na formação do estudante de cinema e audiovisual. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3)
Resumo: O Cine Refluxus, cineclube do curso de Cinema e Audiovisual da UFC, cumpre um papel importantíssimo dentro do curso, desde que foi fundado em 2010. Abrindo seu espaço para o público e a comunidade, especialmente os alunos de Cinema, o cineclube oferece uma programação cinematográfica de qualidade e cujos filmes, em sua maioria, não possuem outra possibilidade de exibição em circuitos comerciais locais. É também um local de debate e análise fílmica, após as sessões, criando diálogo direto entre debatedor e público, tratando de diversas questões de âmbito cinematográfico e analítico. Por isso, é também no Cine Refluxus que diversos alunos através dos anos tiveram sua primeira oportunidade de expor e analisar filmes de sua pesquisa, filmes que lhes instigavam no fazer-cinema, ou simplesmente filmes que mereciam ser exibidos para um público que de outra forma não teria como assisti-los. Nosso trabalho se dá, então, na apresentação do Cine Refluxus aos presentes na comunicação, destacando os benefícios que o mesmo oferece tanto à comunidade acadêmica quanto ao público geral. Traremos também dados relevantes à atuação do cineclube no decorrer dos últimos semestres, para análise. Esperamos que, assim, haja uma boa divulgação do Projeto aos interessados que comparecerem, e que fique bastante clara a importância que o Cine Refluxus tem para a formação dos estudantes de Cinema. >> Comunicação Oral Convencional. Necessários computador, projetor e caixa de som. Trabalho realizado em conjunto entre os dois bolsistas do Projeto, Luiz Santos e Elvio Franklin.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32291
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lcdossantosfilho.pdf49,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.