Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3235
Título: Uso da Teoria Clássica dos Testes – TCT e da Teoria de Resposta ao Item – TRI na avaliação da qualidade métrica de testes de seleção
Título em inglês: Uso da Teoria Clássica dos Testes – TCT e da Teoria de Resposta ao Item – TRI na avaliação da qualidade métrica de testes de seleção
Autor(es): MAIA, José Leudo
Orientador(es): LEITE, Raimundo Hélio
Palavras-chave: Teoria Clássica dos Testes (TCT)
Teoria de Resposta ao Item (TRI)
Funcionamento Diferencial dos Itens (DIF)
Classical Test Theory – (CTT)
Item Response Theory – (IRT)
Differential of the Items Functioning (DIF)
Universidade Estadual do Ceará - Vestibular
Testes e medidas educacionais - Fortaleza(CE)
Data do documento: 2009
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: MAIA, J. L. ; LEITE, R. H. (2009)
Resumo: sse trabalho doutoral tem como proposta fazer uso da Teoria Clássica dos Testes – TCT e da Teoria de Resposta ao Item – TRI como instrumentos na avaliação da qualidade métrica de testes de seleção, sob quatro aspectos de investigação: Análise da Validez do Construto; Análise Psicométrica dos Itens; Funcionamento Diferencial dos Itens – DIF; e Função de Informação. Para tanto, foram utilizados dados dos resultados das provas de Português e Matemática do concurso vestibular da Universidade Estadual do Estado do Ceará – UECE, de 2007, em que participaram 20.016 candidatos a 38 Cursos de Graduação, somente na Capital do Estado. Para o tratamento desses dados, foram utilizados os seguintes softwares: SPSS, v15; BILOG-MG, v3.0; MULTILOG FOR WINDOWS, v1.0; e o TESTFACT v4.0. A primeira providência foi verificar a dimensionaidade dessas provas. Para tanto se utilizou o Método de Kaiser-Guttman, Scree-plot, e o Método das Cargas Fatoriais e das Comunalidades da Matriz de Fatores. A constatação foi de que a prova de Português apresentava características multidimensionais, sendo, portanto, descartada, por não atender aos pressupostos básicos da Unidimensionalidade e Independência Local dos Itens. A prova de Matemática, no entanto, por apresentar comportamento unidimensional, se tornou o foco deste trabalho. A análise da Validez do Construto foi realizada por meio dos coeficientes Alpha de Cronbach e Kuder-Richardson, tendo gerado valores iguais a 0,685, além da utilização, também, do método das Cargas Fatoriais, com cargas entre 0,837 e 0,960, indicando intensa consistência interna. A análise psicométrica dos itens foi realizada por meio dos índices de dificuldade, discriminação e acerto ao acaso, para ambas as teorias, indicando ser essa uma prova de dificuldade mediana, com bom comportamento discriminativo e baixo índice de acerto ao acaso. A análise do DIF foi realizada, segundo o gênero dos candidatos, pelos métodos Delta-plot, Maentel-Haenszel, Regressão Logística e Comparação dos Betas, indicando resultados estatísticamente não significativos, no que se concluiu não apresentar, a prova, comportamento diferenciado, segundo o gênero. A análise da Função de Informação da prova permitiu se observar que esta é particularmente válida para candidatos com aptidão em torno de 0,8750 e que, a um nível de confiança de 95%, 49,3% dos candidatos atenderiam a essa indicação. Observou-se também que 90,6% dos candidatos, em ambos os processos, apresentaram o mesmo nível de aptidão, indicando uma convergência bastante razoável entre os resultados gerados pela TCT e TRI, no entanto, no estudo amostral, a TRI identificou que 9,4% dos candidatos apresentaram maior aptidão para a realização de um curso superior que os selecionados pela TCT.
Descrição: MAIA, José Leudo. Uso da Teoria Clássica dos Testes – TCT e da Teoria de Resposta ao Item – TRI na avaliação da qualidade métrica de testes de seleção. 2009. 325f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3235
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_Tese_JLMaia.pdf4,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.