Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32513
Title in Portuguese: Design de produtos para crianças com deficiência visual: Instalação recreativa integrada ao ambiente escolar
Author: Costa, Luana Ribeiro
Advisor(s): Lima, Mariana Monteiro Xavier
Co-advisor(s): Zurba, Nádia Khaled
Keywords: Instalação recreativa
Criança
Deficiência Visual
Design Inclusivo
Issue Date: 2018
Citation: COSTA, L. R. (2018)
Abstract in Portuguese: Ainda são poucos os trabalhos em design, especialmente no Brasil, que se propõem a explorar o campo das instalações recreativas, principalmente quando diz respeito a intalações inclusivas para crianças com alguma limitação física e/ou mental, tanto em espaços públicos, como praças, quanto em espaços privados, como escolas e condomínios. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa transdisciplinar que abrange as áreas do Design Inclusivo, Design de Brinquedos e a Deficiência Visual. O problema da pesquisa questiona como uma instalação recreativa, que atende aos requisitos de hospedagem no ambiente escolar, pode agir como recurso de lazer e prazer para crianças não-videntes e videntes auxiliando social, motor e cognitivamente. Ao longo da pesquisa analisa-se todas as particularidades que envolvem a cegueira, suas principais características e como ela afeta o desenvolvimento das crianças, as limitações e necessidades geradas. Buscou-se também informações no que diz respeito a brinquedos voltados a esse público e quais requisitos são cruciais que se apresentem nesses produtos, afim de gerar um projeto que melhor trabalhe as limitações dessa deficiência. O projeto trata-se de um brinquedo em grande escala, que estimula o corpo da criança fisicamente de maneira holística, essa decisão se deu pela pecepção do mercado voltado para o público cego se limitar, na maioria das vezes, a brinquedos nas dimensões das mãos. São utilizadas duas metodologias, uma que abrange métodos de pesquisa social, afim de levantar e analisar dados sobre o recorte da pesquisa - o Instituto Hélio Góes - e uma segunda metodologia voltada para a elaboração do projeto, que se baseia na pesquisa do autor Gui Bonsiepe. As últimas etapas do projeto resultam em dois brinquedos, um desenvolvido para áreas menores e crianças de 4 a 6 anos de idade, e uma instalação recreativa - playground e conjunto de balançadores - para o espaço do Instituto Hélio Góes com faixa etária que vai dos 6 aos 12 anos de idade.
Description: Costa, L. R. Design de Produto para Crianças com Deficiência Visual: instalação recreativa sensorial integrada ao ambiente escolar. 2018. 175 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32513
Appears in Collections:DESIGN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_lrcosta50,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.