Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32707
Title in Portuguese: Avaliação de mudanças no nível de motivação de participantes do programa saúde em movimento: uma variação de atividades torna a prática mais chamativa? (Programa saúde em movimento, IEFES.2012.PG.0976)
Author: Maia, André Alves
Araújo, Antônio Dennis Sousa de
Lima, Cyntia Emanuelle Souza
Coelho, Carlos Eduardo de Melo Alves
Alves, Diana de Menezes
Silva, Carlos Alberto da
Keywords: Motivação
Exercício físico
Grupos especiais
Issue Date: 2016
Citation: MAIA, A. A. ;ARAÚJO, A. D. S. ;LIMA, C. E. S. ;COELHO, C. E. M. A. C. ;ALVES, D. M. ;SILVA, C. A. (2016)
Abstract in Portuguese: Introdução/Justificativa: O Programa Saúde em Movimento, funciona no Instituto de Educação Física e Esportes da UFC, e oferece práticas de atividades físicas para idosos, pessoas com cardiopatias, hipertensão arterial e dislipidemia. Anteriormente ao ano de 2016, já eram ofertados os serviços de acompanhamento da pressão arterial e frequência cardíaca, direcionamentos de exercícios aeróbicos e, em seguida, ginástica localizada. Atualmente, é oportunizado aos integrantes do projeto, além das práticas anteriores, aulas de hidroginástica e de musculação no sistema de circuit training. O exercício físico, como é sabido, tem benefícios para a saúde física das pessoas, além disto, projetos como estes promovem uma excelente interação social, e criação de bons vínculos entre a comunidade e a universidade. Objetivo: Avaliar mudanças no nível de motivação dos participantes do Programa Saúde em Movimento, após serem adicionadas as atividades de hidroginástica e musculação. Metodologia: Este trabalho tratou-se de uma pesquisa descritiva, tempo transversal. Um questionário contendo uma escala de motivação foi criada e aplicada para os participantes do programa que estavam no programa anteriormente as inclusões das novas atividades. Um total de 28 indivíduos respondeu o questionário voluntariamente e assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido. Resultados: A maioria do grupo (75%) eram mulheres, e o grupo tinha idade média de 59,96 ± 10,20 anos, e tempo médio como participante do projeto de 49,61±16,99 meses. Unanimemente a resposta a escala de motivação foi de que o grupo estava muito mais motivado com a maior variedade de atividades do programa. Conclusão: A inclusão de hidroginástica e treinamento resistido em circuit training, no quadro de atividades do projeto, foram bem recebidas pelo grupo que já fazia parte do projeto, levando-os a estarem mais motivados, fato importante para que mantenham a continuidade e assiduidade da prática de exercícios físicos.
Description: Maia, A. A. et al. Avaliação de mudanças no nível de motivação de participantes do programa saúde em movimento: uma variação de atividades torna a prática mais chamativa? Programa saúde em movimento, IEFES.2012.PG.0976. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32707
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_aamaia.pdf52,14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.