Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32715
Tipo: Resumo
Título: Sala Aldemir Martins (MAUC - Uma nova recepção estética, KF00.2014.PJ.0024)
Autor(es): Pereira, Ana Carolina do Carmo
Braga, Marina Macêdo
Biserra, Thallys Paulo Silva
Silva, Amanda Ferreira da
Fernandes, Ana Giselle Melo
Costa, Pedro Eymar Barbosa
Palavras-chave: Intervenção;Rodapé;Ademir Martins
Data do documento: 2016
Citação: PEREIRA, A. C. C. ;BRAGA, M. M. ;BISERRA, T. P. S. ;SILVA, A. F. ;FERNANDES, A. G. M. ;COSTA, P. E. B. (2016)
Resumo: O projeto “MAUC: Uma nova recepção estética” constitui-se de um conjunto de postulações estratégicas voltadas para o enriquecimento do diálogo possível entre a provocação artística do espaço museológico e os universos de apreensão estética do visitante. Ou seja, trata-se de um projeto que tem por objetivo configurar - através de interferências na ordem dos objetos, nas informações e na cenografia - as salas do museu, como a sala Aldemir Martins. Assim, se aprofunda no trabalho dos artistas, tirando-os das obras e trazendo-os para a sala como um todo. Definido por meio de pesquisas e estudos sobre os quadros e as técnicas utilizadas pelo artista, a intervenção da sala Aldemir Martins consistiu na criação de um rodapé com o objetivo de transmitir a atmosfera de experimentação, utilizando formas e cores inspirados no quadro Galo, 1977. O trabalho iniciou-se com a reorganização das obras na sala, categorizando-as de acordo com a técnica utilizada e dispondo-as ergonomicamente no espaço. Em seguida, foi escolhido a obra que utilizaríamos como referência visual e, a partir disso, iniciamos um estudo de experimentações de cores, formas, disposições e técnicas na oficina Mestre Noza. Posteriormente, as formas escolhidas foram digitalizadas e a disposição foi pensada para dar ao rodapé uma maior fluidez e harmonia visual. A partir daí, utilizou-se para a realização das pinturas suportes de acetato, com as sequências previamente escolhidas, que serviriam como molde para a intervenção na sala, e esponjas utilizadas para tingir as paredes proporcionando fluidez, beleza e originalidade, devido à textura obtida. Por fim, retoques foram realizados para conferir um acabamento uniforme. Como resultado, tivemos uma resposta positiva do público que conseguiu sentir uma integração das obras com a sala e, assim, conseguimos representar a identidade do artista.
Descrição: PEREIRA, Ana Carolina do Carmo et al. Sala Ademir Martins (MAUC - Uma nova recepção estética, KF00.2014.PJ.0024). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32715
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_accpereira.pdf50,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.