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Title in Portuguese: Marketing multinível: um estudo de caso da empresa Telexfree
Author: Fernandes, Eduardo Luís Barroso
Advisor(s): Arruda, Elano Ferreira
Keywords: Marketing de rede
Issue Date: 2013
Citation: FERNANDES, Eduardo Luís Barroso. Marketing multinível: um estudo de caso da empresa Telexfree. 2013. 57 f. TCC (graduação em Ciência Econômicas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Abstract in Portuguese: O marketing multinível se inseriu no mercado como mais um modelo de negócio por meio da internet que tem se fortalecido principalmente pela facilidade de operacionabilidade sem horário nem local estipulados. Trata-se de uma prática comercial que aos poucos vem assumindo importância no mercado brasileiro, apesar de ainda sofrer preconceitos. Exemplo de empresa de MMN no Brasil é a TelexFREE, pertencente a multinacional Commom Cents Comunications, com sede nos Estados Unidos e que atualmente está presente em mis de 40 países. O produto mais comercializado desta empresa é seu plano de telefonia VoIP. A TelexFREE através de um sistema de postagem pela internet contrata pessoas com tempo e computador disponível para divulgar produtos e serviços de outras empresas, consideradas parceiras. Estas pessoas, os divulgadores, passam a ser pagas de acordo com o plano contratado. Buscou-se com esta monografia, como objetivo deste estudo, analisar os pontos fortes e fracos do marketing multinível a partir de um estudo de caso na empresa TelexFREE apontando as oportunidades e ameaças existentes nesta atividade comercial. A fundamentação teórica baseou-se nos estudos de Buaiz (2005, 2013), Braun (2013), Castilho (2006), Costa (2001), Medeiros (2010), Kishel e Kishel (1993), Poe (1996), Wilson (1993), Ziglar e Hayes (2001), entre outros. A pesquisa sobre as atividades de MMN da TelexFREE permitiu concluir que é difícil estabelecer uma fronteira entre marketing multinível e um esquema em pirâmide. A TelexFREE apesar de estar sendo acusada de esquema de pirâmide, mostra o contrário ao apresentar os produtos que comercializa, como é o caso da telefonia VoIP. Dentre as ameaças destaca-se que quando o treinamento e a comunicação na empresa não são eficazes, corre-se o risco de um mau entendimento e má divulgação dos serviços e produtos, sem contar com o enfraquecimento do grupo ou equipe. As oportunidades são de bons rendimentos para quem trabalha com seriedade e com foco no que faz, além de escolher uma empresa séria.
Abstract: The multilevel marketing if you have entered in the market as more of a business model, only that, practiced by internet, without working hours nor place stipulated. It is a commercial practice that those few have been assuming importance in Brazilian market, although still suffer prejudices. Example of company of MMN in Brazil is the TelexFREE, belonging to the multinational Commom Cents Communications, with headquarters in the United States and that is currently present in the mis of 40 countries. The product most commercialised this company is its plan for VoIP telephony. The TelexFREE through a system of posting by internet hires people with time and computer available to promote products and services of other companies, considered as partners. These people, the advisers are to be paid in accordance with the plan hired. The theoretical foundation is based on studies of Buaiz (2005, 2013), Braun (2013), Castilho (2006), Costa (2001), Medeiros (2010), Kishel and Kishel (1993), Poe (1996), Wilson (1993), Ziglar and Hayes (2001), among others. The research on the activities of the MMN TelexFREE allowed us to conclude that it is difficult to establish a boundary between multilevel marketing and a schema in pyramid. Shows the contrary to present the products that it sells, as is the case of VoIP telephony. Among the threats highlights that when the training and communication in business are not effective, there is the risk of a poor understanding and poor dissemination of products and services, without counting with the weakening of the group or team. The opportunities are of good income for those who work with seriousness and focus on what it does, in addition to choosing a company would be.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32731
Appears in Collections:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

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