Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32807
Título: Grupo de meditação: uma atividade espiritual universitária
Autor(es): Oliveira, Ariadne Araújo
Nascimento, Joyce Sousa do
Domingues, Ivanise Marques
Araújo, Michel Ângelo Marque
Palavras-chave: Espiritualidade
Meditação
Enfermagem
Data do documento: 2016
Citação: OLIVEIRA, A. A. ;NASCIMENTO, J. S. ;DOMINGUES, I. M. ;ARAÚJO, M. A. M.
Resumo: INTRODUÇÃO: Muitos universitários se queixam do estresse pela rotina acadêmica e de suas diversas atividades e exigências sempre crescentes. Na tentativa de conviver saudavelmente com todas as obrigações, muitas estratégias são pensadas, que vão desde prática de esporte, práticas artísticas e de relaxamento A meditação é uma prática milenar e constitui uma ferramenta para ajudar na consciência da realidade, tomada de decisão e organização pessoal. OBJETIVO: Relatar a criação do grupo de meditação no âmbito universitário como forma de atividade espiritual e de promoção da saúde. METODOLOGIA: Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, acerca da construção do Grupo de Meditação no campus do Porangabuçu pela Liga Acadêmica de Cuidado Espiritual em Saúde (LACES-UFC), realizado no ano 2016. A ideia surgiu a partir da palestra organizada pela LACES sobre meditação, onde houve uma procura maior que o limite de vagas estabelecido inicialmente. O grupo de meditação iniciou suas práticas com o Pe. Domingos Cunha como facilitador. Os encontros ocorrem semanalmente, às sextas-feiras, no horário de 12:30h às 13:30h, no Laboratório de Práticas Alternativas em Saúde no Departamento de Enfermagem (DEnf-UFC). PARCERIA: Liga Acadêmica de Cuidado Espiritual em Saúde (LACES-UFC) e Comunidade de Padres Shalom. RESULTADOS: O grupo está acontecendo com média de 20 participantes. A maioria dos iniciantes referem dificuldade para manter o corpo e a mente quietos, visto que rotineiramente estão em ritmo acelerado. Com algumas sessões já obtivemos relatos de melhora no sono e melhor discernimento na vida pessoal, como em tomada de decisões e mudanças nos relacionamentos. CONCLUSÃO: Já podemos constatar que a prática da meditação pode trazer benefícios em diversos aspectos, sobretudo ao conviver com o estresse diário e as demandas da área da saúde, a saber: dor, sofrimento e morte. É possível perceber modificações nos hábitos de vida e maior bem-estar geral.
Descrição: OLIVEIRA, Ariadne Araújo et al. Grupo de meditação: uma atividade espiritual universitária. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32807
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_aalmeida.pdf51,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.