Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32870
Tipo: TCC
Título: A história em quadrinhos no ensino de Física: construção de uma sequência didática através de Paulo Freire
Autor(es): Sobreira, Francisco Macedo
Orientador: Lima, Kellen Cristina Vilhena
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino;Pedagogia de Paulo Freire;História em quadrinhos
Data do documento: 2014
Citação: SOBREIRA, F. M. A história em quadrinhos no ensino de Física: construção de uma sequência didática através de Paulo Freire. 2014. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Barbalha, 2011.
Resumo: Introduzir novas linguagens nas aulas de Física não é uma tarefa trivial, principalmente no ensino de Ciências Naturais, pois não se trata excepcionalmente de buscar novos elementos que subsidiem o educador, mas que propicie a reconstrução do conhecimento do educando. Deste modo, o que qualifica a aula não é apenas a linguagem nela empregada, mas, também, a pedagogia utilizada pelo professor para inseri-las ao contexto em questão. Portanto, o bom recurso didático é aquele ao qual o educador tem a habilidade de manuseá-lo de modo que envolva os educandos. Neste sentido, o presente trabalho traz a elaboração de uma sequência didática apoiada na perspectiva problematizadora de Paulo Freire, utilizando-se das histórias em quadrinhos (HQ) como alternativa de linguagem para o ensino de Física, uma vez que são de fácil acessibilidade, possuem caráter lúdico e proporcionam uma diversidade de possibilidades pedagógicas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32870
Aparece nas coleções:FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_fmsobreira.pdf26,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.