Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3289
Título: Proposição de modelo teórico para avaliar a coesão interna de comunidades virtuais de aprendizagem (CVA) no ensino superior
Título em inglês: Proposition of theoretical model for assessing internal cohesion of the virtual learning in higher education
Autor(es): LOUREIRO, Robson Carlos
Orientador(es): ANDRIOLA, Wagner Bandeira
Palavras-chave: Comunidades
Comunidades de aprendizagem
Educação a distância
Distance education
Learning community
Modelo de coesão interna de comunidades de aprendizagem
Ensino à distância - Avaliação
Ensino superior - Recursos de redes de computadores
Data do documento: 2009
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: LOUREIRO, R. C. ; ANDRIOLA, W. B. (2009)
Resumo: Na última década, em relação à educação superior, o surgimento de ambientes de aprendizagem, acessíveis através da grande rede, deu suporte para a formação de comunidades virtuais. Estas comunidades que se formam em instituições são formações sociais que necessitam ser pesquisadas e compreendidas dentro da acepção da ideia que representam para a educação e para o social. Este trabalho tem como objetivo propor um modelo para avaliação da coesão interna de uma comunidade virtual de aprendizagem e, desta forma, estabelecer o nível de integração na comunidade e proporcionar um caminho para intervenções que melhorem a qualidade da comunidade de aprendizagem. A partir do estudo do referencial teórico foi desenvolvido um modelo de avaliação denominado MCICA que foi testado em um ambiente virtual de aprendizagem em uma instituição do ensino superior. O modelo MCICA foi inspirado na teoria de fluxo de Czikszentmihalyi e desenvolvido com base em extensos estudos dos teóricos que abordam as comunidades presenciais e virtuais. Assim, ainda que o modelo tenha sido desenvolvido, inicialmente, para avaliar comunidades virtuais de aprendizagem, ele pode ser usado para avaliar comunidades presenciais. Quanto à testagem do modelo, se trabalhou com base em abordagem etnometodológica e os dados foram tratados quanti-qualitativamente. A aplicação do modelo possibilitou diagnosticar o nível de coesão nas possíveis comunidades avaliadas e delinear a necessidade propostas de intervenção para favorecer a melhoria da qualidade de coesão das potenciais comunidades. Além disso, a partir da aplicação do modelo surgiram novas necessidades e ideias que podem incentivar a utilização de comunidades de aprendizagem como alternativa para a melhoria da educação superior, a possibilidade de integrar o modelo em espaço virtual para facilitar o acesso e integração de ações avaliativas institucionais das comunidades de aprendizagem. A proposta do modelo MCICA pode ser utilizada como um caminho para resolver uma parte das necessidades de avaliação das instituições que atuam através do meio virtual e que fomentam a formação de comunidades virtuais de aprendizagem, proporcionando uma leitura das interações interpessoais e a busca da melhoria da qualidade dentro destes espaços digitais e presenciais.
Abstract: This paper aims to propose a model to evaluate the internal cohesion of virtual learning communities and provide a way for interventions to improve the quality of the learning community. Based on the study of the theoretical model was developed evaluation model called "ACICVA" which was tested in a virtual learning environment in an institution of higher education. The application of the model allowed to diagnose the level of community cohesion, assessed the need and outline proposals for action to foster greater cohesion quality of potential communities. Moreover, from the application of the model came new needs and ideas that may encourage the use of learning communities as an alternative to the improvement of higher education, the possibility of integrating the model in virtual space for easy access and integration of actions evaluative institutions of learning communities.
Descrição: LOUREIRO, Robson Carlos. Proposição de modelo teórico para avaliar a coesão interna de comunidades virtuais de aprendizagem (CVA) no ensino superior. 2009. 233f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3289
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_Tese_RCLOUREIRO.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.