Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3301
Título: Professores-estudantes e suas trajetórias: a construção de si como sujeitos da formação
Autor(es): SANTOS, Elzanir
Orientador(es): SOUZA, Angela Terezinha
Palavras-chave: Professores
Experiência Formadora
Autoformação
Projetos
Sujeito da Formação
Étudiants-enseignants
Sujet de la formation
Auto-formation
Projets
Professores - Formação
Professores - Biografia
Biografia - Metodologia
Memória autobiográfica
Data do documento: 2010
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: SANTOS, E. ; SOUZA, A. T. (2010)
Resumo: O objetivo central desta investigação foi analisar a constituição de professores-estudantes como sujeitos da sua formação, em face dos processos formativos delineados ao longo de suas vidas. Os objetivos específicos foram: identificar as experiências formadoras que marcam as trajetórias formativas de professores-estudantes, seus conteúdos e contextos formativos; descrever as relações entre autoformação, heteroformação e ecoformação, evidenciando os contextos de autoformação; mapear os projetos de professores-estudantes, explicitando como eles se implicam em tais projetos, mediante das posições existenciais que assumem. Assim, buscou-se amparo teórico na Sociologia da Ação, que tem como preocupação dar visibilidade ao ator social em detrimento das estruturas sociais. Na Formação de Adultos e na abordagem (Auto) biográfica, as quais têm como foco central o modo como os adultos aprendem e se autonomizam em face aos seus processos formativos. Os procedimentos teórico-metodológicos foram, no primeiro momento, a abordagem (auto) biográfica, desenvolvida na forma do dispositivo “ateliê (auto) biográfico”. Este se constituiu de nove encontros, junto a um grupo de quatro estudantes-professores. No segundo momento, procedeu-se à realização de entrevistas de explicitação individuais, tendo em vista a complementação de informações contidas nos textos narrativos. A pesquisa apontou que as experiências marcantes se constituem de conteúdos e em contextos diversos. Os processos de autoformação se desenvolvem ao longo de todo o processo formativo, em diferentes esferas da vida, e tornam-se mais elaborados na medida em que a vida adulta se aproxima. A elaboração e realização dos projetos ocorrem predominantemente por meio da posição existencial de “intencionalidade”, a qual traduz uma vontade insistente de confrontar-se a tudo o que dificulta a realização do projeto de si. Assim, concluiu-se que a constituição das professoras-estudantes como sujeitos da sua formação é um processo não linear que se desenvolve ao longo de toda a vida, mas que assume maior grau de complexidade na medida em que elas são capazes de tomar decisões, de formular intencionalidades explícitas, orientar e fazer intervenções em seus processos formadores.
Descrição: SANTOS, Elzanir. Professores-estudantes e suas trajetórias: a construção de si como sujeitos da formação. 2010. 203f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza – CE, 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3301
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_Tes_ESANTOS.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.