Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33077
Title in Portuguese: O Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (PROINFANTIL) e a prática de professoras de crianças pequenas em creches
Author: Colaço, Raquel Ferreira
Kern, Edith Rodrigues Morgado
Silva, Lucas Melgaço da
Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
Keywords: Educação Infantil
Formação de Professores
PROINFANTIL
Issue Date: 2013
Citation: COLAÇO, Raquel Ferreira; KERN, Edith Rodrigues Morgado; SILVA, Lucas Melgaço da; CRUZ, Rosimeire Costa de Andrade. O Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (PROINFANTIL) e a prática de professoras de crianças pequenas em creches. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23-26 set. 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2013. p. 11034-11049.
Abstract in Portuguese: A fim de oferecer a formação mínima, exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), aos professores leigos que atuam na Educação Infantil e, assim, elevar o nível da qualidade do trabalho docente desenvolvido em creches e pré-escolas do país, o Ministério da Educação (MEC), em 2005, pôs em execução o Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (PROINFANTIL). Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a prática pedagógica de professores formados por este Programa em duas creches conveniadas à rede municipal de Fortaleza. Os autores que ofereceram suporte teórico para a sua fundamentação foram Oliveira-Formosinho (2001) e Katz (1993), estudiosas que definem a necessária profissionalidade específica para os professores que atuam na Educação Infantil. Também foram consultados alguns documentos oficiais e instrumentos legais, como a LDB (BRASIL, 1996) e o PROINFANTIL (BRASIL, 2005). Além da análise do material pedagógico do PROINFANTIL (Guia Geral e Livro do Tutor), os procedimentos metodológicos incluíram a realização de entrevistas individuais com quatro professoras formadas pelo Programa. Os resultados encontrados revelam que as professoras egressas conseguiram: ampliar os conhecimentos e rever concepções acerca de Educação Infantil, prática pedagógica, criança, avaliação, profissionalização docente, entre outros; incorporar à prática que desenvolvem com as crianças, aspectos imprescindíveis para o trabalho exigido nesta etapa da educação, como a sensibilidade e a escuta sensível. Tendo em vista a presença de um número ainda muito elevado de professoras leigas trabalhando na Educação Infantil, o objetivo do PROINFANTIL em promover a melhoria da qualidade da educação oferecida às crianças, por meio da formação das professoras, tem se constituído uma iniciativa interessante. Por outro lado, o referido Programa não pode se transformar em política pública, pois desta forma, estaria incentivando as prefeituras a continuar contratando professoras5 sem a formação mínima exigida pela lei.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33077
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2176-1396
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_eve_rfcolacoermkernlsmelgacorcacruz.pdf160,85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.