Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3313
Título: O Orfismo em O País dos Mourões
Autor(es): Mourão, Carlos Antonio Fontenele
Orientador(es): Linhares Filho, José
Palavras-chave: Literatura Brasileira
Gerardo Mourão
Os Peãs
Orfismo
O país dos Mourões
Mourão,Gerardo Mello,1917-2007.O país dos Mourões - Crítica e Interpretação
Orfeu(Mitologia grega) na Literatura
Gerardo Mourão
The Peãs
Orfism
Data do documento: 2006
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: MOURÃO, C. A. F. ; LINHARES FILHO, J. (2006)
Resumo: O presente trabalho pretende ser um estudo hermenêutico acerca da obra O País dos Mourões, primeiro livro de uma trilogia intitulada Os Peãs, cujo autor é o cearense Gerardo Mello Mourão. Para tanto, escolhemos a observação de um aspecto que evidencia a larga aproximação da obra do autor com o universo mitológico grego: a presença do Orfismo, revelado no poema pelo alcance lírico presente no estilo próprio de sua escrita épica. A figura da musa surge no estudo como um elemento chave que possibilita enxergarmos o memorialismo nesse transcurso órfico empreendido em todo o poema, sendo assim o fio condutor capaz de promover a junção entre aspectos aparentemente tão díspares: o humano e o divino, o eterno e o efêmero, o individual e o universal... Aspectos estes que se transportam mesmo para o plano estético da obra, que termina por ser um mosaico onde se coadunam o poético e o prosaico, bem como o inventivo e o documental. Há ainda nesse trabalho a apreciação do caráter filosófico influenciador da geração em que se insere o autor: é a forte carga existencialista, por onde vemos um forte traço de união com o aspecto órfico da escritura gerardiana, já que o caminho da Grécia, a viagem metafórica de ressurreição empreendida alegoricamente pelo autor, é ao mesmo tempo o caminho do encontro com a angústia ontológica e a libertação do ser.
Descrição: MOURÃO, Carlos Antonio Fontenele. O orfismo em O país dos Mourões. 2006. 103f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2006.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3313
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_DIS_CAFMOURAO.pdf552,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.