Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33167
Title in Portuguese: Coração de mãe é terra que ninguém anda: um estudo das redes, "tramas" e conflitos de mães em luto nas favelas à beira-mar
Author: Rodrigues, Hosana Suelen Justino
Sá, Leonardo Damasceno de
Keywords: Mães de assassino
Dor
Microrrede de mães
Issue Date: 2015
Citation: Rodrigues, H. S. J.; Sá, L. D. (2015)
Abstract in Portuguese: Dona Ana, 65 anos, moradora de favela, até hoje pranteia a morte de seu filho assassinado. A rotina de Dona Ana depois de dois anos da morte de seu filho nos permite perceber o modo com ela vivencia e concebe a dor e o sofrimento por perdê-lo em situações de violência. Esse sentimento é compartilhado por várias mães em situação de luto, como ela, que se comunicam devido, entre outras situações, serem parentes, amigas, vizinhas, conhecidas e às vezes cresceram juntas.Elas interagem como mães em luto por meio da dor resultante da perda, formando uma microrrede de interações sociais e simbólicas (GOFFMAN,1983)quese realiza, principalmente, por conversas informais e práticas de fofocas (BAILEY, 1971). A comunicação das mães em luto é limitada, por vezes truncada e marcada por silêncios (VENNA DAS, 1999). Uma das razões para isso é que em alguns casos os filhos de umas mataram os filhos de outras. Os homicídios desses jovens fazem parte de uma rede de homicídios que são alimentados pelo sentimento de vingança. Neste contexto, nosso objetivo é analisar como as mães por causa de seus filhos mortos em situação de violência de morte matada por armas de fogo, vivenciam, representam e experienciam o luto formando uma rede informal de mães que funciona como elo de aproximações e de disputas entre as mesmas. O lócus da nossa pesquisa foi o Serviluz, localizado no bairro Cais do Porto em Fortaleza, CE, lugar onde realizamos uma pesquisa etnográfica durante o ano de 2014.
Description: RODRIGUES, Hosana Suelen Justino; SÁ, Leonardo Damasceno de. Coração de mãe é terra que ninguém anda: um estudo das redes, “tramas” e conflitos de mães em luto nas favelas à beira-mar. Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, João Pessoa, v. 14, n. 40, p. 37-46, abr. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33167
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 1676-8965
Appears in Collections:PPGS - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_art_hsjustinoldsa.pdf451,22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.