Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33235
Título: A mediação da informação nas discussões sobre os fluxos informacionais
Título em inglês: The mediation of information in discussions on information flows
Autor(es): Barboza, Elder Lopes
Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de
Palavras-chave: Mediação da informação
Fluxo de informação
Pensamento complexo
Mediation of information
Data do documento: 2017
Editor: Revista Informação em Pauta
Citação: Barboza, E. L.; Almeida Júnior, O. F. (2017)
Resumo: As discussões sobre a mediação da informação e os fluxos de informação precisam acontecer a partir da complexidade inerente ao contexto social contemporâneo, que exige um olhar amplo sobre os sistemas e ambientes. Diante disso, questiona-se quais as inter-relações entre mediação da informação e fluxos de informação para a constituição de um pensamento complexo. Para isso, o estudo tem o objetivo de investigar as possibilidades de contribuições a partir das inter-relações entre a mediação da informação e os fluxos informacionais, visando à compreensão constitutiva do pensamento complexo. A metodologia utilizada foi bibliográfica, por meio da revisão de literatura, que trouxe, como resultados, as convergências e as complexidades da mediação da informação e dos fluxos de informação. Como conclusão, constatam-se as provocações que a mediação da informação traz quando da superação de um olhar funcionalista e, por vezes, determinista do modelo vigente, e a preocupação com a apropriação da informação por parte dos sujeitos, que se dá na relação com o mundo para a construção do conhecimento, colaborando para a discussão dos fluxos de informação.
Abstract: The discussions about information mediation and information flows need to take place from the complexity inherent in the contemporary social context, which requires a broad look at systems and environments. In view of this, it is questioned the interrelationships between mediation of information and information flows for the constitution of a complex thought? For this, the study aims to investigate the possibilities of contributions from the interrelations between mediation of information and information flows, aiming at the constitutive understanding of complex thinking. The methodology used was bibliographical, through a literature review, which brought, as results, the convergences and complexities of information mediation and information flows. As a conclusion, one can see the provocations that the mediation of information brings when overcoming a functionalist and sometimes deterministic view of the current model, and the concern with the appropriation of information by the subjects that occurs in the relationship with the world for the construction of knowledge, collaborating for the discussion of information flows.
Descrição: BARBOZA, Elder Lopes; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. A mediação da informação nas discussões sobre os fluxos informacionais. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 55-73, jul./dez. 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33235
ISSN: 2525-3468 (online)
Aparece nas coleções:DCI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_elbarbozaofalmeidajunior.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.